Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Dezembro de 2025

Noticias

Começa período proibitivo de queimadas

04 de Julho de 2023 as 08h 36min

Decreto declara situação de emergência ambiental entre maio e novembro

Desde o último sábado (1º), está proibido o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. A medida vai até o dia 31 de outubro e tem como objetivo diminuir as áreas atingidas por incêndios no período considerado crítico para as vegetações.

O decreto nº 259/2023 publicado no Diário Oficial do estado, declara situação de emergência ambiental entre maio e novembro. Isso possibilita a mobilização de esforços para a prevenção e combate aos incêndios durante o momento de alto risco.

Conforme o documento, foram levadas em consideração as condições climáticas. Dentre elas, a previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.

PARCERIA COM A NOTA ROTA

A Concessionária Nova Rota do Oeste e o Corpo de Bombeiros firmaram parceria para o atendimento e combate mais rápido às queimadas localizadas às margens da BR-163 em Mato Grosso. Compreendendo 11 municípios da Baixada Cuiabana.

A cooperação com o Comando Regional 1 do Corpo de Bombeiros (CRBM-1) também visa utilizar de forma mais eficiente os recursos operacionais destinados ao combate aos incêndios.

“Os nossos operadores de tráfego são treinados e têm condições de avaliar a situação e dimensão de um foco de calor. Existindo a possibilidade de resolver o problema, a Concessionária atua imediatamente. Caso seja um incêndio maior, que coloque em risco a segurança da equipe, o Corpo de Bombeiros é acionado para atuar na ocorrência”, explica a gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, Bárbara Natane.

Em 2023, o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) prevê a implantação de 81 instrumentos de resposta. Composto por 25 unidades do Corpo de Bombeiros, 29 Brigadas Estaduais Mistas, 17 Brigadas Municipais Mistas, sete Bases Descentralizadas Bombeiro Militar e quatro Equipes de Intervenção e Apoio Operacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Paraná Pesquisas aponta governador na liderança da corrida ao Senado

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 11h 17min


Acidente entre ônibus e carreta deixa 17 feridos na BR-364 em Nobres

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 09h 16min


MT registra o maior número de feminicídio dos últimos 5 anos

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 07h 15min


Jornal Online

Edição nº1701 - 23/12/2025