Noticias
Começa vazio sanitário da soja em MT
11 de Junho de 2024 as 10h 08min
Período proibitivo da presença de plantas de soja nas lavouras vai até 6 de setembro – Foto: Divulgação
O vazio sanitário da soja em Mato Grosso, referente à safra 2024/25, começou no sábado (8) e vai até 6 de setembro. Já o período de semeadura de 7 de setembro a 7 de janeiro do próximo ano.
As informações constam na Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O período de vigência do vazio sanitário no estado em anos anteriores ocorreu de 15 de junho a 15 de setembro, enquanto o de semeadura entre 16 de setembro a 24 de dezembro.
A exceção foi a safra 2023/24, no qual a semeadura foi antecipada em 15 dias mediante condição de excepcionalidade, após pedido do setor produtivo de algodão, e o plantio estendido até janeiro em decorrência do clima.
Entretanto, a definição das datas para a safra 2024/25, levou em consideração “as condições climáticas, bem como as sugestões encaminhadas pelos estados”, como esclarece o Ministério.
“Para estabelecer os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura, o MAPA utiliza dados técnicos e reuniões com os órgãos estaduais de defesa vegetal, de forma individual e regional, para analisar de forma conjunta todas as propostas enviadas pelas unidades da federação”, explica o engenheiro agrônomo e gerente regional do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Rodrigo Gargantini da Silva.
A medida fitossanitária é uma das mais importantes para a cultura da soja. “Ela visa evitar a multiplicação da ferrugem asiática durante a entressafra, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi”, completa Gargantini.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Procon detalha regras para troca de produtos comprados no físico e online
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 13h 21min
Cientistas desenvolvem mini coração humano para estudos sobre arritmia
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 11h 18min
Evento discute políticas para envelhecimento digno no país
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 09h 17min
