Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Julho de 2024

Noticias

Começa vazio sanitário da soja em MT

11 de Junho de 2024 as 10h 08min

Período proibitivo da presença de plantas de soja nas lavouras vai até 6 de setembro – Foto: Divulgação

O vazio sanitário da soja em Mato Grosso, referente à safra 2024/25, começou no sábado (8) e vai até 6 de setembro. Já o período de semeadura de 7 de setembro a 7 de janeiro do próximo ano.

As informações constam na Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O período de vigência do vazio sanitário no estado em anos anteriores ocorreu de 15 de junho a 15 de setembro, enquanto o de semeadura entre 16 de setembro a 24 de dezembro.

A exceção foi a safra 2023/24, no qual a semeadura foi antecipada em 15 dias mediante condição de excepcionalidade, após pedido do setor produtivo de algodão, e o plantio estendido até janeiro em decorrência do clima.

Entretanto, a definição das datas para a safra 2024/25, levou em consideração “as condições climáticas, bem como as sugestões encaminhadas pelos estados”, como esclarece o Ministério.

“Para estabelecer os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura, o MAPA utiliza dados técnicos e reuniões com os órgãos estaduais de defesa vegetal, de forma individual e regional, para analisar de forma conjunta todas as propostas enviadas pelas unidades da federação”, explica o engenheiro agrônomo e gerente regional do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Rodrigo Gargantini da Silva.

A medida fitossanitária é uma das mais importantes para a cultura da soja. “Ela visa evitar a multiplicação da ferrugem asiática durante a entressafra, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi”, completa Gargantini.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Inscrições para o Programa Habitacional Parque Amazonas em Sinop estão abertas

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 10h 13min


Polícia Civil e Politec fiscalizam propriedades rurais embargadas

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 08h 11min


Milharais tem espigas inteiras devoradas por ratos no estado

Publicado em 01 de Julho de 2024 ás 06h 07min


Jornal Online

Edição nº1325 28/06/2024