Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Comerciantes de Cuiabá voltam a mostrar mais confiança em maio

31 de Maio de 2023 as 17h 48min

Aumento de 2,9% em maio sobre o mês anterior – Foto: Divulgação

A pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário no Comércio (Icec), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), registrou aumento de 2,9% em maio sobre o mês anterior, totalizando 110,1 pontos.

Conforme análise do IPF-MT, todos os subíndices da pesquisa mostraram crescimento mensal, com o nível de investimento do comerciante apresentando alta de 5,3%. Já o índice que monitora a expectativa e as condições atuais do comerciante registraram elevação de 2% e 1,3%, respectivamente.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que a retomada no crescimento da pesquisa é positiva, visto que a maioria dos entrevistados acredita na melhora da economia nacional e da atividade comercial.

“Após quatro meses de retração, a volta do crescimento observado na pesquisa de maio é benéfica, já que ela mede a confiança dos comerciantes com a economia e a expectativa em realizar novos investimentos dentro das empresas, como a contratação de funcionários”.

É o que revela a pesquisa, onde a maioria dos empresários da capital (36%) acreditam que a economia brasileira deva melhorar um pouco, seguido de outros 27,9% que acreditam que a economia vai melhor muito. Com relação à expectativa da atividade comercial, 44,8% esperam que vá melhorar muito e 39,7% disseram que a expectativa é de pouca melhora.

Outro ponto positivo da pesquisa é com relação à expectativa de contratação, onde 53,2% acreditam que irão aumentar um pouco o quadro de funcionários e 39% disseram que será um pouco maior o nível de investimento nas empresas. Ainda segundo o IPF-MT, os dois fatores em conjunto são muito importantes para a geração de renda e, consequentemente, aumento da atividade econômica.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025