Noticias
Com infraestrutura e segurança, Mato Grosso impulsiona o agro
03 de Maio de 2025 as 07h 58min

Mesmo diante de adversidades climáticas e impactos globais como guerras e flutuação cambial, o agronegócio de Mato Grosso tem se mantido resiliente e produtivo graças a investimentos em infraestrutura e segurança jurídica promovidos pelo governo estadual.
A avaliação é do governador Mauro Mendes, durante entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan.
Segundo ele, embora o último ano tenha sido desafiador, os produtores que se adaptaram à realidade do mercado internacional têm conseguido seguir firmes. “O produtor profissional entende que o preço não é ele quem define. Ele se forma lá em Chicago, atrelado ao dólar, e é preciso saber operar dentro dessa lógica”, afirmou.
Mauro destacou que o papel do Estado não é interferir na dinâmica do mercado, mas sim garantir condições adequadas para que o setor avance com segurança e competitividade. “Estamos falando de infraestrutura, de logística, de segurança jurídica. É nisso que o Estado pode e deve atuar. É o que estamos fazendo em Mato Grosso.”
Entre as ações mencionadas está o programa Tolerância Zero contra Invasões de Terra, que, segundo o governador, trouxe mais tranquilidade ao campo. “Já são dois anos com o programa em vigor. Registramos 53 tentativas de invasão e nenhuma prosperou. Mais de 200 pessoas foram presas. Isso é dar segurança jurídica.”
Além da segurança, Mauro enfatizou o investimento robusto em logística, que reduz custos e melhora a vida de quem trabalha nas áreas rurais. “Tem gente que acha que estrada boa é só para caminhão de soja. Mas ali passa ambulância, passa a vida das pessoas. A logística melhora tudo, inclusive a atração de mão de obra.”
Ele afirmou que Mato Grosso tem asfaltado, em média, mil quilômetros de estradas por ano. “Ninguém no Brasil faz isso. É o maior programa de infraestrutura logística em andamento no país.”
O governador também citou o caso da BR-163 como exemplo de gestão eficiente. A concessão, antes sob responsabilidade da iniciativa privada, foi adquirida pelo governo estadual por um valor simbólico, após a concessionária declarar incapacidade de operar. “Compramos por um real. Era um pepino, cheio de confusão. Desatamos os nós e hoje é um caso de sucesso citado até por ministros do Tribunal de Contas.”
Mendes disse que já há 150 quilômetros duplicados e outros 450 com obras contratadas. “Assumimos a responsabilidade porque sabemos que logística é essencial para o agro.”
O governador reforçou que, ao cumprir seu papel institucional, o Estado fortalece o produtor. “A crise é global, mas nossa resposta é local: infraestrutura, segurança e gestão. O resto, os nossos produtores sabem fazer.”
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Custo da soja sobe 3,75% e pressiona produtores
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 17h 18min
Balanço tem receita de R$ 684 mi com alta na venda de atletas
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 11h 16min
Dilmar sinaliza saída do UB e quer aval de Mendes
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 08h 20min