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Como a inteligência artificial revoluciona o atendimento na saúde
21 de Fevereiro de 2024 as 05h 22min

A inovação tem permeado diversos setores, e na área da saúde, as healthtechs têm abraçado tecnologias como a inteligência artificial (IA) para aprimorar significativamente o atendimento aos pacientes na área da saúde.
Como Gestor Publicitário Especialista em Marketing Médico, Clínicas e Hospitais, destaco que essa transformação vai além, impactando positivamente o relacionamento com os pacientes, modernizando processos e elevando os resultados alcançados por hospitais e centros de saúde.
De acordo com pesquisa da Tractica, empresa de inteligência de mercado, o mercado de serviços de inteligência artificial em saúde deve ultrapassar US$ 34 bilhões em todo o mundo até 2025. Sinal de que essa tecnologia veio para ficar e já mostra seus efeitos no dia a dia das instituições.
Sistemas de inteligência artificial, em operação em clínicas, hospitais e laboratórios, têm se mostrado agentes de mudança ao resolver problemas, reduzir retrabalho e promover ganhos expressivos em eficiência e segurança.
A IA pode ajudar das seguintes maneiras no atendimento médico: agendamento e Confirmação de Consultas e Exames: Otimização dos horários para maior comodidade dos pacientes; check-in Automático dos Pacientes: Eficiência na chegada à unidade de atendimento, proporcionando uma experiência mais ágil; avisos por Mensagem sobre Preparos para Exames: Orientações automáticas para garantir procedimentos adequados; antecipação do Envio de Documentos para Cadastro: Redução de burocracias e agilidade no registro; envio Rápido de Resultados com Alertas Críticos: Comunicação imediata sobre informações relevantes nos resultados de exames; auxílio no Diagnóstico Médico: Suporte avançado para médicos, aprimorando a precisão diagnóstica; informações sobre Complicações de Pacientes Internados: Notificações em tempo real para intervenções mais rápidas; redução do Tempo de Permanência Pós-Cirúrgica: Estratégias para otimizar a recuperação dos pacientes; prevenção de Complicações Cirúrgicas com Técnicas Robóticas: Maior precisão e segurança em procedimentos cirúrgicos; geração de Economia com Iniciativas de Cuidados de Saúde: Estratégias eficientes para uma gestão sustentável dos recursos; automação no primeiro contato do paciente, que visa filtrar qual necessidade/especialidade ele busca ou tirar dúvidas sobre atendimento de maneira geral; redução de custos para pequenas clínicas.
A Inteligência Artificial, quando bem programada, consegue filtrar e entender as necessidades individuais de cada procura, sem precisar que haja uma pessoa específica para atender individualmente cada uma destas.
Essas aplicações destacam não apenas a amplitude da transformação proporcionada pela inteligência artificial na saúde, mas também como essa tecnologia se torna uma aliada essencial no caminho rumo a um atendimento mais eficaz, centrado no paciente e com resultados superiores.
Fonte: RAFAEL DELGADO É GESTOR PUBLICITÁRIO ESPECIALIST
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