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Como fica a situação de quem já tinha comprado passagens para Porto Alegre?
23 de Maio de 2024 as 06h 23min
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Com as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, suspensas desde 6 de maio, passageiros enfrentam dificuldades para remarcar voos, mais um dos vários problemas causados pelas enchentes que assolam todo o Rio Grande do Sul.
O jornalista Richelieu Pereira tinha viagem marcada de Porto Alegre a Recife para 8 de maio, mas na semana anterior ao embarque recebeu a notícia de que o aeroporto havia sido inundado. Já preparado para a normalidade demorar a voltar, Pereira optou pelo reembolso, mas ainda não recebeu o dinheiro.
“O chato disso tudo é que eu moro no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Fiquei sem luz, água, e a inundação ficou a poucos metros do prédio onde moro. Como se isso não bastasse, a Azul decidiu adicionar uma dose extra desnecessária de estresse”, afirmou Pereira.
A estudante Geovana Hoffmeister, também moradora de Porto Alegre, estava com a passagem comprada para ir a Curitiba assistir ao show do cantor Louis Tomlinson. Sua ida seria em 10 de maio, com volta no dia 15 de maio, também pela Azul.
“A comunicação com eles é horrível. Só me colocavam para falar com robôs, até que apareceu (a opção) para ir até Florianópolis, bem no dia do show, mas era impossível chegar lá. Disseram que teria como mudar a data do voo sem pagar, mas a comunicação está terrível. Não consigo remarcar e nem pedir o reembolso”, contou Geovana.
A Azul informou que os clientes afetados estão sendo avisados por SMS e WhatsApp, e os informativos ficam no site e no aplicativo. “A companhia atualmente oferece 150 voos extras para demais aeroportos da região, para atender demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho.
Clientes que possuem reservas para o aeródromo podem alterar sua passagem para os destinos alternativos, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia”, informou a Azul, em nota, sem citar os problemas de reembolso.
Na rede social X, antigo Twitter, outros usuários relataram problemas ao remarcar voos da Gol, e criticaram a Latam por não disponibilizar transporte até algum aeroporto próximo de Porto Alegre.
Os temporais, que começaram em 27 de abril, ganharam força no dia 29 e já afetaram mais de 873 mil pessoas em território gaúcho, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
A Gol informou que disponibiliza em seu site a possibilidade de mudança de origem ou destino dos clientes impactados com os cancelamentos de Porto Alegre até 14 de agosto, para nove aeroportos da região Sul.
“Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, os clientes terão a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia ou reembolso integral, além de isenção da taxa de remarcação para remarcações”, diz a nota da Gol.
A Latam também informou que dá aos clientes a opção de alterar a viagem para outro aeroporto ou pedir o reembolso. “Todos os passageiros com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a sua viagem sem custos para uma nova viagem de/para Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG) ou Navegantes (NVT). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete”, informa a companhia, em nota.
Fonte: DA REPORTAGEM
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