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Como fica a situação de quem já tinha comprado passagens para Porto Alegre?
23 de Maio de 2024 as 06h 23min

Com as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, suspensas desde 6 de maio, passageiros enfrentam dificuldades para remarcar voos, mais um dos vários problemas causados pelas enchentes que assolam todo o Rio Grande do Sul.
O jornalista Richelieu Pereira tinha viagem marcada de Porto Alegre a Recife para 8 de maio, mas na semana anterior ao embarque recebeu a notícia de que o aeroporto havia sido inundado. Já preparado para a normalidade demorar a voltar, Pereira optou pelo reembolso, mas ainda não recebeu o dinheiro.
“O chato disso tudo é que eu moro no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Fiquei sem luz, água, e a inundação ficou a poucos metros do prédio onde moro. Como se isso não bastasse, a Azul decidiu adicionar uma dose extra desnecessária de estresse”, afirmou Pereira.
A estudante Geovana Hoffmeister, também moradora de Porto Alegre, estava com a passagem comprada para ir a Curitiba assistir ao show do cantor Louis Tomlinson. Sua ida seria em 10 de maio, com volta no dia 15 de maio, também pela Azul.
“A comunicação com eles é horrível. Só me colocavam para falar com robôs, até que apareceu (a opção) para ir até Florianópolis, bem no dia do show, mas era impossível chegar lá. Disseram que teria como mudar a data do voo sem pagar, mas a comunicação está terrível. Não consigo remarcar e nem pedir o reembolso”, contou Geovana.
A Azul informou que os clientes afetados estão sendo avisados por SMS e WhatsApp, e os informativos ficam no site e no aplicativo. “A companhia atualmente oferece 150 voos extras para demais aeroportos da região, para atender demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho.
Clientes que possuem reservas para o aeródromo podem alterar sua passagem para os destinos alternativos, de acordo com a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia”, informou a Azul, em nota, sem citar os problemas de reembolso.
Na rede social X, antigo Twitter, outros usuários relataram problemas ao remarcar voos da Gol, e criticaram a Latam por não disponibilizar transporte até algum aeroporto próximo de Porto Alegre.
Os temporais, que começaram em 27 de abril, ganharam força no dia 29 e já afetaram mais de 873 mil pessoas em território gaúcho, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.
A Gol informou que disponibiliza em seu site a possibilidade de mudança de origem ou destino dos clientes impactados com os cancelamentos de Porto Alegre até 14 de agosto, para nove aeroportos da região Sul.
“Havendo a necessidade de remarcação ou cancelamento, os clientes terão a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia ou reembolso integral, além de isenção da taxa de remarcação para remarcações”, diz a nota da Gol.
A Latam também informou que dá aos clientes a opção de alterar a viagem para outro aeroporto ou pedir o reembolso. “Todos os passageiros com voos programados de/para Porto Alegre (POA) até 31 de julho podem alterar a sua viagem sem custos para uma nova viagem de/para Caxias do Sul (CXJ), Passo Fundo (PFB), Florianópolis (FLN), Jaguaruna (JJG) ou Navegantes (NVT). Se preferir, pode solicitar o reembolso integral do valor pago pelo bilhete”, informa a companhia, em nota.
Fonte: DA REPORTAGEM
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