Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 16 de Outubro de 2025

Noticias

Como mudanças climáticas podem piorar alergias

23 de Maio de 2025 as 11h 43min

A incidência de doenças como asma e rinite alérgica tem crescido no planeta nos últimos 60 anos, o que pode estar ligado ao aquecimento global. As mudanças climáticas têm alterado diversos padrões no planeta, inclusive o tempo e a magnitude de liberação de pólen pelas plantas. Essa estrutura reprodutiva masculina das plantas é responsável por provocar alergias respiratórias em seres humanos.

As temperaturas mais quentes podem levar a um aumento de liberação de pólen em algumas regiões por um período mais longo, diz um artigo científico publicado na revista Frontiers in Allergy.

As alergias provocadas pelo pólen e intensificadas pelas mudanças climáticas têm entre os grupos vulneráveis crianças e adultos mais velhos e pode levar a quadros preocupantes, como asma e rinite.

Pesquisas indicam que concentrações elevadas de CO₂, resultado da emissão de gases poluentes por combustíveis fósseis, pode intensificar o crescimento das plantas e, por consequência, da produção de pólen. Outro fator por trás dos aumentos das alergias é a expansão do tempo da estação de produção de pólen pelas flores.

Um estudo de longo prazo, que utilizou dados de 1981 e 2007, avaliou variáveis climáticas na contagem de grãos de pólen e concluiu que as mudanças climáticas aumentam a duração das temporadas de pólen para algumas espécies de plantas.

Outra pesquisa realizada na Coreia do Sul entre 1999 e 2008 constatou uma possível relação entre o aumento de pólen e o crescimento do número de pacientes em hospitais por alergia a esse grão como resultado variações meteorológicas.

Além disso, as mudanças climáticas podem alterar características moleculares do pólen e, dessa forma, aumentar sua capacidade de provocar alergias.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Primeiro drone do estado para combater incêndios em edifícios

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 18h 29min


Lei do ex: Yuri Alberto volta à Vila Belmiro para encarar sua maior vítima

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 17h 46min


Treinamento aborda riscos à saúde e ao meio ambiente em Sorriso

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 14h 40min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025