Noticias
Como superar uma separação?
Psicóloga e coach de relacionamento dá dicas; são 5 passos importantes para a superar a dor
19 de Julho de 2019 as 00h 00min

NILCEIA COSTA
nilceiacamposcosta@hotmail.com
“Até que a morte nos separe”. É nisso que o casal acredita e espera que aconteça quando resolve dar um passo mais sério em direção ao futuro da relação, o casamento. A proposta de uma vida feliz a dois parece finalmente ser possível.
E os dois, juntos, recomeçam uma nova vida, com novos hábitos e costumes. O sujeito do verbo, conjugado na primeira pessoa do singular, o “eu”, dá espaço à primeira pessoa do plural, “nós”. Mas e quando as coisas começam a dar errado no meio do caminho e os dois se veem novamente como dois estranhos? O que foi que deu errado? Onde foi que os dois se perderam no caminho que levava ao final do “felizes para sempre”?
Na verdade, não há nada de errado em descobrir que “foi bom enquanto durou”, mas isso não facilita o processo de chegar à conclusão que todos os sonhos e projetos sonhados a dois, tem que voltar para o singular. Essa redescoberta de si mesmo é lenta, dolorosa e muitas vezes traumática, principalmente quando a decisão não é de comum acordo, quando só uma parte quer retomar seu caminho sozinho costuma despertar no outro um sentimento de vingança e profundo sentimento de revolta. Mas se você está passando por uma situação assim, saiba que é possível superar e ser feliz novamente.
A psicóloga e coach de vida e relacionamento, Lisandra Zanuto, dá algumas dicas em seu blog, Separei e Agora. Segundo ela, são cinco passos importantes para a superar da dor.
1º: Aceite a realidade do seu divórcio
Divorciar é aceitar as consequências naturais do divórcio, e um sair da vida do outro é uma delas, evitar as proximidades. Se tiver filhos envolvidos, o contato deve ser o mais distante possível, por e-mail ou mensagem, evitando a interação.
2º: Tome a decisão de assumir sua vida
A decisão de viver se lamentando pelo fim do casamento ou levantar a cabeça e inventar um novo futuro faz parte dessa escolha. Você tem que entender que o que acontecer daqui para frente é responsabilidade sua. Serão suas escolhas. Seu futuro dependerá das escolhas que você fizer agora.
3º: Dê pequenos passos todos os dias para criar a sua nova vida
Dar tempo ao tempo sem se prostrar, entender que nada vai se resolver do dia para a noite e não fugir para o fundo de uma cama para se esconder e esperar que tudo se resolva por um passe de mágica. É um processo, dê pequenos passos, pequenas ações diárias que vão dar início a sua nova rotina, sua nova vida.
4º: Veja diferentes perspectivas
Tente se lembrar do que te fazia feliz e você nem lembrava mais. Agradeça pelas suas conquistas, não as substitua por suas perdas.
5º: Peça ajuda
Superar o divórcio é difícil, mas possível, não precisa tentar passar por isso sozinha, peça ajuda. Faça terapia, converse com pessoas que estão na mesma situação que você. Entenda que sua vida precisa ser programada daqui para frente, com novas projeções. Sua vida e sua felicidade dependem de você.
Veja Mais
Você alucina antes de dormir? Saiba mais sobre as alucinações hipnagógicas
Publicado em 11 de Maio de 2025 ás 11h 36min
Deputado pode estar envolvido em esquema de fraude na Metamat
Publicado em 11 de Maio de 2025 ás 09h 36min
Dia das Mães: por trás de uma pessoa com deficiência, há uma mãe que precisa de apoio
Publicado em 11 de Maio de 2025 ás 07h 33min