Noticias
Como um nutricionista pode atuar na indústria farmacêutica?
29 de Agosto de 2025 as 07h 17min

Dia 31 de agosto (domingo) é comemorado o Dia do Nutricionista. Quando se pensa na carreira desse profissional, talvez uma das primeiras imagens que surge é a de atendimento em consultório ou em prescrição de dietas para emagrecimento ou hipertrofia. Mas você sabia que o nutricionista pode atuar na indústria farmacêutica, com papel fundamental na recuperação de pacientes que estão hospitalizados? Nesse campo, nutricionistas podem aplicar seu conhecimento científico em produtos e soluções que chegam aos hospitais.
Um exemplo é a trajetória de Priscilla Barreto, nutricionista especialista em nutrição parenteral e enteral, que alia experiência clínica, pesquisa e atuação corporativa. Hoje, como Medical Science Liaison (MSL) na Baxter Brasil, ela contribui na interface entre a indústria e os profissionais de saúde, mostrando que o campo científico e corporativo pode ser uma alternativa inspiradora para quem deseja diversificar a carreira e, ao mesmo tempo, ter impacto real na saúde de quem mais precisa.
Priscilla construiu sua carreira em ambientes de alta complexidade, cuidando de pacientes cirúrgicos e/ou em estado crítico. Logo após sua graduação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi convidada por uma professora para se candidatar a uma vaga para atuar em um hospital federal, onde foi admitida e trabalhou acompanhando a nutrição de pacientes cirúrgicos. A partir de 2006, passou a se aprofundar na nutrição de pacientes mais graves, que necessitavam de terapias enterais e parenterais.
Em 2010, ingressou nas forças armadas, atuando como nutricionista na ala de cirurgia geral de um hospital militar e coordenando o Grupo de Pesquisas Clínicas do Serviço de Terapia Intensiva. Entre 2020 e 2024, foi vice-presidente do Comitê de Nutrição da BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral). Paralelamente, coordenou pesquisas clínicas, lecionou em cursos de pós-graduação e atuou como palestrante para alguns laboratórios. Essas experiências abriram caminho para sua entrada na Baxter em 2024.
Na empresa, Priscilla dedica-se a apoiar equipes médicas e multiprofissionais com educação e compartilhamento científico que se baseiam os produtos utilizados na nutrição parenteral. De acordo com ela, embora não acompanhe os pacientes diretamente, com informações cientificas atualizadas, apoio para pesquisas clínicas e fomentando o relacionamento entre os profissionais de saúde, é possível contribuir de forma significativa no melhor enfrentamento dos pacientes na jornada hospitalar.
“Toda a minha prática clínica foi fundamental para o trabalho que faço hoje, garantindo que as soluções baseadas em evidência científica cheguem aos pacientes que precisam. Faço parte de um time motivado que tem como missão salvar e prolongar vidas”, destaca.
Um MSL (Medical Science Liaison) é um profissional com formação científica que atua como ponte entre a indústria farmacêutica e a comunidade médica. Seu principal papel é compartilhar informações técnico-científicas sobre medicamentos, produtos e dispositivos médicos com líderes de opinião e profissionais de saúde, garantindo que avanços científicos cheguem de forma segura e fundamentada à prática clínica.
A Terapia nutricional contribui para manutenção ou recuperação do estado nutricional, minimiza desnutrição, melhora cicatrização, contribui para menor tempo de internação, entre outros benefícios. As nutrições enteral e parenteral são utilizadas para pacientes que não conseguem se alimentar de forma adequada ou exclusiva por via oral, seja por doença, cirurgia ou condição clínica.
Nutrição enteral: administrada diretamente no trato gastrointestinal, geralmente via sonda ou ostomia;
Nutrição parenteral: entregue diretamente na corrente sanguínea, quando o quando a alimentação pelo trato gastrointestinal é insuficiente ou o trato não está funcionante. Essencial para a recuperação de pacientes graves. “A nutrição parenteral é a administração de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais diretamente pela corrente sanguínea (na veia). O procedimento é um aliado essencial nas primeiras semanas de bebês prematuros, por exemplo, que ainda não desenvolveram a maturidade gastrointestinal, pois fornece os nutrientes que eles precisam de forma imediata e segura”, explica Priscilla.
O papel do nutricionista é garantir que essas terapias sejam seguras, equilibradas e personalizadas, contribuindo diretamente para a recuperação e manutenção da saúde dos pacientes hospitalizados.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Déficit de armazenagem em MT pressiona os preços da soja
Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 12h 18min
Gecex sobretaxa resinas plásticas dos Estados Unidos e do Canadá
Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 11h 15min
Inter: tensão aumenta após discussão no grupo e cobrança por reação
Publicado em 29 de Agosto de 2025 ás 10h 16min