Noticias
Complexo da soja projeta recorde de produção e esmagamento em 2025, aponta ABIOVE
18 de Setembro de 2025 as 07h 38min
Recorde de produção e esmagamento em 2025 – Foto: CNA
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou projeções otimistas para o Complexo da Soja em 2025, confirmando expectativas de recorde para o setor. A produção total de soja está estimada em 170,3 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento deve chegar a 58,5 milhões de toneladas, representando crescimento de 0,7% em relação ao ano anterior.
A produção de derivados também apresenta avanço: o farelo de soja deve atingir 45,1 milhões de toneladas (alta de 0,7%) e o óleo de soja, 11,7 milhões de toneladas (crescimento de 0,4%).
Segundo Daniel Furlan Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE, o aumento no processamento indica que a indústria mantém ritmo consistente, impulsionada pela demanda por farelo, pelas exportações e pelo consumo interno de óleo de soja, especialmente para a produção de biodiesel.
“O avanço do B15 reforça o biodiesel como um dos principais motores da cadeia e consolida o produto como o biocombustível mais eficiente e sustentável disponível no mundo”, afirma Amaral.
No cenário externo, o Brasil deve continuar como protagonista no comércio de soja e seus derivados. As exportações de soja em grãos estão projetadas em 109,5 milhões de toneladas. Já as vendas de farelo devem atingir 23,6 milhões de toneladas e as de óleo de soja, 1,35 milhão de toneladas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após articulação da CDL Sinop, Prefeitura regulamenta emissão de atestados médicos
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 04h 38min
Esquema movimentou mais de R$ 3 milhões com o tráfico em MT
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 03h 44min
Prefeitura de Matupá decreta situação de emergência após enchente
Publicado em 11 de Fevereiro de 2026 ás 19h 41min
