Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Com redesenho do sistema plantio direto, produtor do RS se torna referência na preservação do solo

18 de Junho de 2025 as 12h 36min

Agricultor contou as ações de sucesso que implementou – Foto: Divulgação

Os cenários provocados pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, impactaram de sobremaneira a agricultura no estado e destruíram diversas cidades, pois as águas das chuvas não foram retidas nas cabeceiras dos rios, criando uma verdadeira avalanche por onde passou.

Para evitar catástrofes futuras, a Associação de Conservação de Solo e Água – ACSA promoveram no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um evento na UFRGS, para retomar o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, proposto através do Decreto Estadual 52.751 de 04/12/2015.

O objetivo do evento foi reunir as instituições públicas e privadas, no mesmo ambiente, amparadas por um termo de cooperação, que viabilize estas parcerias para a atuação em conjunto. A proposta da preservação de solo e água é reter o recurso nas lavouras, através de técnicas conservacionistas, tais como: sistema plantio direto, terraços, estruturação do solo através de raízes e conservação das matas ciliares. Porém, para atingir resultados positivos é preciso envolver os agricultores para adoção destas ações dentro de sua bacia hidrográfica.

Para comprovar que essas técnicas conservacionistas funcionam, o produtor gaúcho, Evandro Martins, foi convidado e sendo um dos palestrantes no evento. Com propriedade localizada em Passo Fundo, ele é referência quando o assunto é manejo e cuidado do solo. “Um privilégio ser reconhecido como conservacionista e produtor de água, pois é fundamental desenvolver ações diante da realidade trazida pelas extremidades climáticas e pela necessidade de garantir a produção sustentável e contínua. O redesenho do sistema plantio direto é a prova disso”, disse Martins.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min


Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026