Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

Concursos Públicos são alvos de irregularidades no estado

Acusações são diversas, incluindo até aplicação de provas idênticas

16 de Fevereiro de 2022 as 15h 06min

Vários concursos, em diferentes cidades, apresentaram falhas – Foto: Ilustração

A empresa Método e Soluções Educacionais LTDA-ME, responsável pela realização de concursos públicos em várias prefeituras de Mato Grosso, vem acumulando ações na Justiça por falhas na realização dos certames.

A mais recente acusação contra a empresa está no certame da Prefeitura de Mirassol do Oeste, com provas aplicadas nos dias 22 e 23 de janeiro de 2022.

Conforme a denúncia, as provas aplicadas pela Método e Soluções Educacionais no certame são as mesmas já aplicadas em data anterior no processo seletivo simplificado 001/2021, pela Prefeitura de Barra do Bugres.

Com a falha identificada, uma nota foi publicada informando que a prova objetiva, para os cargos de nível superior, será reaplicada no próximo dia 27 de fevereiro.

A empresa também foi a responsável pelo concurso público realizado na Prefeitura de Sinop, em 2020, durante a gestão da ex-prefeita Rosana Martinelli.

SUSPEITAS

Em janeiro, ao tomar conhecimento de possíveis irregularidades, o atual prefeito da Capital do Nortão, Roberto Dorner, decretou a suspensão do concurso até que fossem apuradas as possíveis irregularidades.

Trecho do decreto cita o procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público do Estado (MPE-MT) que apura eventuais irregularidades na aplicação das provas.

Mais de seis mil pessoas se inscreveram para concorrer a 39 vagas. Na cidade, um grupo entre os aprovados vem pressionado Câmara e a Prefeitura pela homologação. Procurada, a Prefeitura de Sinop informou, por meio da assessoria, que por ora as tratativas ficarão no âmbito processual e documental, e que os 39 envolvidos que passaram no concurso já tiveram acesso às informações.

S.J.QUATRO MARCOS

Já em São José dos Quatro Marcos, a Prefeitura decidiu anular o concurso público após as denúncias recebidas. O certame foi conduzido no final de 2021 também pela Método e Soluções Educacionais Ltda-ME. Para cancelar o concurso, prefeito Jamis Silva Bolandin levou em consideração uma denúncia anônima, feita na ouvidoria municipal, de possíveis fraudes que violam a livre concorrência na disputa de vagas e a necessidade de vagas para o Departamento de Autônomo de Água e Esgoto e Previdência Municipal.

Outro ponto levado em consideração foi a necessidade de realizar uma reforma administrativa no Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Município para otimizar o serviço público municipal e ainda a economicidade em realizar a contratação de empresa para realização dos concursos necessários para todos os entes mencionados.

N.S.JOAQUIM

A Prefeitura de Novo São Joaquim também confirmou a anulação do concurso público realizado em 2019, destinado ao preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva, que tinha o objetivo da contratação de 59 profissionais de níveis superior, médio e fundamental. A decisão foi adotada após uma ação popular impetrada do advogado Yann Dieggo.

Na petição, foram juntadas provas de plágios de questões com outros concursos do país, questões aplicadas no período matutino e repetidas no período vespertino, provas de suspeitas de vendas de vagas, entre outras ilegalidades que comprometem a lisura do concurso público.

Diante de tais fatos, a Promotoria de Justiça recomendou à Prefeitura do município que anulasse o concurso. Entretanto, no primeiro momento, a recomendação foi ignorada e o concurso homologado com a convocação dos aprovados.

Proferida pelo magistrado Alexandre Meinberg Ceroy, uma nova liminar determinou, à época, que os envolvidos no concurso público nº 001/2019 se abstenham de quaisquer atos referentes ao certame, tais como homologação e nomeação, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Dessa forma, a Prefeitura se viu obrigada pela anulação do certame.

Na ação, o advogado argumenta que o prefeito Antônio Augusto Jordão, juntamente com o contador do Município, Wanderlan Gondim Silveira, e outros beneficiados estariam, pela segunda vez, envolvidos em um esquema de venda e apadrinhamento de vagas no concurso público da prefeitura, realizado em 31 de março de 2019.

DIAMANTINO

A empresa Método Soluções Educacionais é reincidente em casos de aplicação de concursos em Mato Grosso. No ano de 2018, candidatos que prestaram o concurso para a Prefeitura de Diamantino procuraram o Ministério Público Estadual (MPE) para denunciar questões com duplicidade nas alternativas, questões com respostas incoerentes e candidatos com celular dentro da sala.

À época, a empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas informou que o concurso não seria cancelado e que os erros encontrados não prejudicavam os candidatos.

“Foram pequenos erros de grafia, nada a ponto de gerar o cancelamento do concurso. A equipe de professores vai realizar uma análise do conteúdo e, caso encontrarem algo de errado, apenas a questão em si será anulada”, explicou na época a funcionária do departamento jurídico da empresa, Aparecida Chiodi.

OUTRO LADO

Até o fechamento desta matéria e desta edição, a reportagem do Diário do Estado MT não havia conseguido contato através dos números disponíveis no site da empresa Método Soluções Educacionais LTDA-ME para se pronunciar e apresentar sua versão.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024