Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 30 de Setembro de 2026

Noticias

Conferência nacional debate implantação da rastreabilidade bovina obrigatória

18 de Junho de 2026 as 07h 55min

MT se prepara para se adequar a essa nova regra

A partir do ano que vem começa a ser implementado em todo País o ‘Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB)’. Esse novo processo obriga que em até cinco anos (2027 a 2032) os pecuaristas brasileiros precisam individualizar cada animal através do uso elementos de identificação individual (brinco e botton), que reúnam informações como a idade do animal, estabelecimento onde nasceu, localização atual e a sua movimentação.

Mato Grosso, maior detentor de rebanho bovino do País, se prepara para se adequar a essa nova regra e para isso irá tratar sobre esse assunto na 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA).

Organizado com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o evento teve início terça (16) com a realização de 7 encontros nacionais do segmento de defesa agropecuária e palestras técnicas, que seguirão até o ultimo dia de evento, nesta quinta (18).

O local será no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, onde são aguardados cerca de 1,5 mil participantes, entre produtores rurais, profissionais e entidades ligadas ao agronegócio de todo o Brasil.

O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, explica que a 9ª CNDA terá, além de temas como a rastreabilidade, outros assuntos tão necessários e em evidência como o uso de bioinsumos na agricultura, pauta essa que vem crescendo nos últimos anos e que tornam o cultivo de lavouras mais sustentáveis e menos dependentes de químicos sintéticos, como agrotóxicos.

“Lá teremos também a apresentação de um projeto piloto inédito no País, realizado em Sapezal, e que trata sobre o processamento de embalagens vazias de agrotóxicos na própria propriedade, ao invés de ser como é atualmente, em que o produtor rural reúne as embalagens e leva até o ponto de recolhimento”, acrescenta o diretor do Indea.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Aulão sobre condução de veículos elétricos e ciclomotores dia 14 de outubro em Sorriso

Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 14h 26min


Déficit nas contas externas soma US$ 5,1 bilhões em agosto

Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 13h 23min


Céleres incorpora Arkéra Intelligence e amplia atuação em tecnologia

Publicado em 30 de Setembro de 2026 ás 12h 22min


Jornal Online

Edição nº1895 - 30/09/2026