Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 06 de Novembro de 2026

Noticias

Confinamento de bovinos deve crescer 43% e atingir 1,33 milhão de cabeças

19 de Agosto de 2026 as 18h 52min

Oferta de gado confinado deve se intensificar no segundo semestre – Foto: Luiz Nogueira

O confinamento de bovinos em Mato Grosso deve registrar forte expansão em 2026. A projeção aponta para 1,33 milhão de cabeças terminadas em sistema intensivo, crescimento de 43,41% em relação às 928,7 mil cabeças confinadas em 2025, segundo o segundo levantamento das intenções de confinamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Apesar do avanço expressivo na comparação anual, a estimativa ficou 7,71% abaixo da projeção divulgada em abril, quando eram esperados aproximadamente 1,44 milhão de bovinos confinados no estado.

A revisão ocorre em um cenário de maior cautela entre pecuaristas, diante dos custos de reposição, das perspectivas para o preço do boi gordo e das incertezas envolvendo a capacidade de absorção da oferta pelos frigoríficos e pelo mercado internacional.

O levantamento mostra que parte dos projetos inicialmente previstos foi revista conforme avançaram as compras de animais e insumos e ficaram mais claras as condições de comercialização do gado terminado. Em julho, 56,47% dos pecuaristas consultados afirmaram que pretendem confinar bovinos em 2026. Em abril, esse percentual chegava a 80,85%.

Mesmo com a redução das intenções, Mato Grosso deverá colocar no mercado um volume significativamente superior ao registrado no ano anterior, reforçando a importância do confinamento para a oferta de carne bovina durante a entressafra. Um dos principais pontos de atenção está no calendário de saída dos animais.

Segundo as projeções, 80,74% dos bovinos confinados deverão ser encaminhados ao abate entre julho e dezembro. A maior concentração ocorrerá entre setembro e novembro, período que deverá responder por 48,31% das entregas previstas para o ano.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Consórcio prevê R$ 30 milhões para modernizar equipamentos no Hospital Regional de Sinop

Publicado em 05 de Novembro de 2026 ás 18h 47min


Novembro traz distância histórica da Terra, fim do Mercúrio retrógrado e chuva de meteoros

Publicado em 05 de Novembro de 2026 ás 17h 41min


Cuiabá terá Secretaria do Autismo e Neurodiversidade

Publicado em 05 de Novembro de 2026 ás 16h 39min


Jornal Online

Edição nº1920 - 06/11/2026