Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Conflito Irã-Israel acende alerta sobre fertilizantes

18 de Junho de 2025 as 13h 37min

Brasil importa 17% da ureia do Irã e depende fortemente do mercado externo – Foto: Divulgação

Os ataques entre Irã e Israel acenderam um sinal de alerta entre os produtores rurais brasileiros, especialmente em razão da dependência do país em relação à ureia iraniana. Cerca de 17% da ureia importada pelo Brasil vem do Irã, o que torna o conflito uma ameaça direta ao custo da produção agrícola nacional.

A preocupação ganhou força entre especialistas do setor e representantes da cadeia do agronegócio. Jeferson Souza, analista de inteligência de mercado da Agrinvest, ressalta que o Irã produz cerca de 9 milhões de toneladas de ureia por ano, das quais exporta entre 4,5 e 5,5 milhões de toneladas. “É um gigante regional. Para o Brasil, qualquer conflito envolvendo países com esse peso geopolítico sempre traz preocupações — sobretudo para o produtor rural”, afirmou.

A dependência brasileira por fertilizantes importados é histórica. De acordo com dados do setor, mais de 80% de todo o fertilizante usado no país é trazido de fora. No caso da ureia, a dependência foi absoluta em 2023: 100% do produto consumido internamente veio do mercado externo.

Esse cenário torna o país extremamente vulnerável a oscilações geopolíticas. “Qualquer desdobramento como esse pode impactar diretamente os custos de produção do produtor rural”, reforçou Souza.

O momento é especialmente sensível. Entre os meses de junho e agosto, os agricultores brasileiros se mobilizam para a compra de insumos que serão usados no plantio da safra de verão, que começa a ser cultivada em setembro. Há também produtores que já antecipam compras para a safrinha de 2026.

Com a instabilidade internacional e o risco de interrupções logísticas, muitos temem novas altas nos preços. E o alerta não é infundado. A disparada recente nos preços internacionais dos fertilizantes já vem pressionando as margens do produtor rural brasileiro, agravando um cenário que ainda carrega reflexos da guerra na Ucrânia, iniciada em 2022.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min


Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026