Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Noticias

Conheça a estratégia do campeão nacional de produtividade de milho

19 de Dezembro de 2024 as 11h 50min

Helio Yamamoto, de Paracatu/MG, foi o vencedor do Concurso do Getap – Foto: Divulgação

Filho e neto de produtores rurais, Helio Yamamoto tem o agronegócio correndo nas veias. Nascido e criado nas fazendas da família, formou-se em engenharia agronômica e atualmente está à frente de uma das três propriedades que compõem o Grupo Yamamoto, o qual a gestão é dividida entre o seu pai e os irmãos. Juntas, as propriedades somam 2.350 hectares agriculturáveis.

Mas, foi na fazenda Yamamoto, localizada no município de Paracatu, de 1.500/ha, sendo 380 deles irrigados por seis pivôs, que o produtor conseguiu a expressiva colheita de 234,8 sacas de milho por ha.  Tal feito, sagrou Helio campeão da 7ª edição do Fórum Getap, concurso de produtividade de milho inverno na categoria irrigado.

No total o concurso auditou 119 agricultores de dez estados brasileiros. “Foi a primeira vez que participamos nesta categoria e ganhamos. Fomos assertivos nas escolhas e eficientes para superar os desafios. Recebemos essa premiação com muita alegria, pois é um reconhecimento de um trabalho bem planejado por toda nossa equipe”, destacou Yamamoto.

Para atingir esse elevado patamar de produtividade, o agricultor revela que foi necessário um conjunto de fatores e decisões estratégicas, que somadas resultaram em uma colheita expressiva. “Uma característica é sempre adaptar o nosso manejo de acordo com as condições climáticas (seca ou chuva) e a pressão de pragas. Em anos mais quentes, por exemplo, como foi em 2024, a presença da cigarrinha, praga que causa muitos prejuízos na região foi maior, portanto exigiu mais aplicação de defensivos. Em anos mais chuvosos e frios, tende a diminuir essas aplicações. Tudo depende do clima”, destacou.

Além do cuidado com as aplicações de defensivos de maneira cautelosa, a fazenda de Yamamoto faz investimento constante no preparo e manejo do solo com atenção na correção e na adubação. Somado a isso, a escolha do híbrido As 1868 Pro 4 (Bayer), de alto valor produtivo, foi um diferencial, principalmente por ter maior tolerância à cigarrinha. “Esse ano como plantamos o milho mais tarde em meados de março e a lavoura sofreu menos pressão principalmente das pragas e doenças”, detalhou o produtor.

Na média geral, considerando as áreas de lavouras irrigadas e de sequeiro, a produtividade das áreas de Yamamoto, ficou em 140 sc/ha. O resultado é ainda bem superior à média nacional de inverno neste ano, que foi de 96 sacas por hectare, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Mais de 3,3 mil motoristas foram presos por embriaguez ao volante

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 09h 46min


Por que o carro puxa para o lado quando se pisa no freio?

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 07h 45min


Empregos na indústria crescem 89% entre os anos de 2002 e 2021

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 05h 43min


Jornal Online

Edição nº1450 21/12/2024