Noticias
Conheça o fantástico mundo do Cinema e das Mídias Digitais
01 de Fevereiro de 2023 as 06h 13min

Com o objetivo de formar profissionais engajados com as novas tecnologias que surgem no mercado, a Faculdade Fastech abriu em 2022 o novíssimo curso de Comunicação Social com ênfase em Cinema e Mídias Digitais – ou simplesmente Cinema e Mídias Digitais.
A abertura do curso foi dirigida pelo professor e coordenador José Roberto Gonçalves, jornalista com 11 anos de docência no Ensino Superior e 15 anos atuando na área de comunicação.
“Quando recebi o convite para fazer parte do time da Fastech, fiquei extremamente feliz com o reconhecimento e empolgado por essa oportunidade. Afinal, trata-se de algo novo em termos de graduação, que aproveitam o uso cada vez mais comercial e mercadológico das redes sociais”, aponta.
Gonçalves explica as semelhanças e diferenças que há nos termos Cinema e Mídias Digitais, e de que forma o curso integra essas duas áreas. “O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual, que acaba sendo o nosso principal foco. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes”.
Segundo ele, o cineasta pode trabalhar em produções diversas, como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.
Nesse ínterim, as áreas comunicacionais integram todo o processo de divulgação de marcas e empresas, se tornando essenciais no mundo atual, especialmente considerando a importância do bom uso das mídias digitais.
“Costumamos dizer que hoje, as empresas e/ou pessoas que não estão nas redes sociais, não estão sendo vistas. E até agora o que se viu em termos de ensino se baseava muito nas experiências que os profissionais tiveram, os percalços que passaram. Mas a graduação vem para entender os passos que foram dados até aqui e projetar, de acordo com a realidade de mercado, as expectativas do futuro da comunicação”, afirma o coordenador.
O QUE O ALUNO IRÁ APRENDER?
Na graduação em Cinema e Mídias Digitais, o aluno aprende a desenvolver peças e projetos audiovisuais à medida em que estuda as principais teorias e conceitos cinematográficos. “Aqui, nós vamos trabalhar para deixar a criatividade fluir, trazendo inovações e passando a interpretar a realidade pelo olhar audiovisual”.
As novas plataformas de lançamento e tendências também serão discutidas ao longo do curso, buscando entender as novas dinâmicas de mercado.
MERCADO DE TRABALHO
Aquela máxima de que “quem não é visto, não é lembrado” se aplica à divulgação das empresas especialmente nas redes sociais. Por isso, o mercado está amplamente aberto para absorver o profissional de mídias desde o primeiro período, oferecendo oportunidade para gestão de comunicação.
“Toda empresa hoje tem que estar nas redes sociais, especialmente Instagram. É lá que muita gente está conectada e acompanhando o que falam sobre as marcas. Entretanto, apenas estar presente com a conta aberta não resolve o problema. É preciso ter quem abasteça-a, gerando conteúdo, engajamento, dando visibilidade. E é justamente para isso que os nossos acadêmicos estarão preparados: atender os anseios que o mercado de trabalho necessita”, conclui Gonçalves.
São 7 semestres (3,5 anos), nos quais o acadêmico e futuro Bacharel aprenderá a fundo sobre Criação e Redação, Fotografia e Iluminação, Marketing, Empreendedorismo, Planejamento em Comunicação, Estratégias Empresariais, Rádio e Podcast, Copywriting, Storytelling, Produção Publicitária, Documentário, entre outras.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Governo Federal solicita ingresso em processo contra moratória da soja
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 13h 28min
MT lança plataforma para monitorar qualidade do ar
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 11h 27min
Após compra de gestão, média de público na Arena do Grêmio supera a do Palmeiras
Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 09h 26min