Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 14 de Maio de 2025

Noticias

Consulta pública da Estratégia Brasil 2050 entra na reta final

14 de Maio de 2025 as 11h 36min

Todo cidadão poderá contribuir com ideias e sugestões para o planejamento de longo prazo do país – Foto: Divulgação

A Estratégia Brasil 2050, que será o principal instrumento do planejamento de longo prazo do país, entra na reta final de escuta popular. Até o dia 31 de maio, toda a população brasileira poderá acessar a plataforma Brasil Participativo e responder à pergunta “Que Brasil queremos nos próximos 25 anos?”, contribuindo com ideias, sugestões e propostas para o caminho a ser trilhado nas próximas décadas.

As pessoas poderão escolher os atributos e priorizar os desafios que devem nortear o debate público e o planejamento governamental até 2050. Os resultados serão analisados e consolidados pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e divulgados no portal da Estratégia Brasil 2050 e na plataforma Brasil Participativo.

Até agora, milhares de contribuições já foram registradas de pessoas de todo o país, com sugestões que vão desde ações para geração de empregos e valorização da educação até propostas voltadas à preservação ambiental, saúde, segurança e inclusão social.

Realizada pela Secretaria Nacional de Planejamento (Seplan/MPO), em articulação com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SRI/PR), a iniciativa tem como prioridade garantir que toda a população brasileira tenha voz na formulação do plano e integra um amplo processo participativo que envolve especialistas, gestores públicos, representantes do setor produtivo e da sociedade civil em oficinas técnicas e encontros regionais.

Além da consulta pública, a Estratégia Brasil 2050 se apoia em estudos produzidos por instituições como o Ipea e o IBGE, além de simulações com cenários de mudanças climáticas, envelhecimento populacional, produtividade e desigualdades regionais. 

“Temos a missão de elaborar um plano de longo prazo que seja capaz de mobilizar parcerias e investimentos numa direção convergente com o desenvolvimento do país nos próximos 25 anos. Para isso, é necessário que a Estratégia Brasil 2050 tenha robustez e legitimidade, o que temos buscado a partir de uma construção amplamente colaborativa e participativa”, afirmou Virginia de Ângelis, secretária Nacional de Planejamento.

A versão final da Estratégia Brasil 2050 será apresentada no segundo semestre, com base nas contribuições recebidas, e servirá como um guia para que o país avance com mais coesão, planejamento e visão de futuro.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Saúde divulga balanço do Dia D de Vacinação: 1.514 doses aplicadas em Sinop

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 14h 39min


Soluções de alto desempenho são destaques no Cotton Day

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 13h 38min


Possível debandada no União Brasil não preocupa Campos

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1544 - 14/05/2025