Noticias
Consultoria técnica orienta produção sustentável de bezerros em MT
01 de Maio de 2023 as 05h 50min
Ação auxilia produtores na obtenção de resultados nos aspectos econômicos, ambientais e sociais – Foto: Divulgação
Presente em cerca de 500 propriedades em Mato Grosso, o Programa Sustentável de Bezerros é tido hoje como grande aliado dos pecuaristas. A ação busca melhorar os resultados na atividade de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Considerado pioneiro na intensificação da produção de bezerros, com a implementação de assistência técnica pecuária e ambiental, o programa é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e tema do episódio 21 do MT Sustentável.
O gestor do programa Amado Oliveira explica que a etapa inicial é desenvolvida a partir de um diagnóstico realizado na propriedade. Com o resultado em mãos, um plano de ação é gerado para mudar o cenário constatado.
“Nós vamos até a propriedade e realizamos um diagnóstico amplo, e depois disso conseguimos enxergar qual o plano a ser realizado para mudar aquele cenário. É muito emocionante quando um produtor rural fala que foi feito aquilo que tinha sido solicitado”, diz Amado.
Na propriedade do pecuarista Derli Lisboa, localizada no município de Gaúcha do Norte, o rebanho possui cerca de 700 animais da raça Nelore, os quais passam por todo o ciclo de produção: cria, recria e engorda. Ele conta que a consultoria tem sido muito importante, principalmente com a implantação da estação de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
“A estação é muito boa, melhora o manejo dos bezerros, já que eles nascem com o mesmo padrão. Antigamente a gente vinha no pasto para curar um único bezerro, agora conseguimos curar cerca de dez animais, com o mesmo trabalho”, comenta Derli.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
