Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

Consumo de tilápia cresce 10,3% ao ano e deve manter ritmo acelerado

03 de Outubro de 2025 as 14h 42min

Diversos fatores apontam perspectivas positivas para os próximos anos – Foto: Divulgação

O consumo de tilápia no Brasil tem registrado crescimento consistente e se consolidado como o pescado mais consumido do país. Tendências de mercado, avanços na produção e mudanças no comportamento do consumidor explicam esse desempenho e apontam perspectivas positivas para os próximos anos.

Segundo Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR, a popularidade da tilápia está ligada às características do produto: o filé sem espinhas, de sabor suave e padrão consistente, agrada diferentes perfis de consumidores e facilita o trabalho de produtores e varejistas. Além disso, trata-se de um alimento de cultivo, com produção controlada e oferta estável, permitindo previsibilidade e qualidade.

O aumento da demanda também reflete uma mudança global nos hábitos alimentares, em que alimentos mais saudáveis, sustentáveis e práticos ganharam destaque. A tilápia se encaixa nesse perfil por sua versatilidade, podendo ser preparada de diversas formas e até consumida crua em pratos como o ceviche.

Nos últimos 11 anos, o consumo da espécie no Brasil cresceu, em média, 10,3% ao ano, a melhor série histórica entre todas as proteínas animais. Antes concentrado no litoral, o consumo de peixes se expandiu para o interior do país com o avanço da piscicultura em regiões fora da costa, ampliando a oferta em todo o território nacional.

A expectativa é de que esse ritmo continue nos próximos 10 anos, sustentado pelos investimentos do setor e pela receptividade do mercado consumidor. No entanto, Medeiros alerta que barreiras regulatórias e a perda do poder aquisitivo da população podem limitar o crescimento. Para ele, o setor segue otimista, mas precisa estar preparado para enfrentar esses desafios.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min


Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min


Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025