Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 09 de Setembro de 2026

Noticias

Conta de energia elétrica: sem cobrança extra em março

06 de Março de 2025 as 12h 53min

Medida reflete condições favoráveis de geração de usinas hidrelétricas – Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde em março, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia. Segundo a agência, a medida reflete as condições favoráveis de geração de energia no país. A bandeira tarifária permanece verde desde dezembro de 2024.

“Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, explica a Aneel.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min


Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min


Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária

Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min


Jornal Online

Edição nº1879 - 09/09/2026