Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

CONTRA COVID: TCE pede lista de vacinados após denúncias de ‘fura-fila’

Listas devem conter identificação do beneficiário por nome, dados, data e local da vacinação

12 de Fevereiro de 2021 as 07h 31min

TCE pede lista de vacinados — Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e o Ministério Público de Contas (MPC) recomendaram que o governo e as prefeituras dos 141 municípios de MT cumpram a transparência quanto aos Planos de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, com publicação de todas as informações nos respectivos portais de transparência, inclusive a lista de vacinados, para monitorar e evitar os chamados 'fura-fila' ou outras irregularidades.

No documento, o TCE e o MPC recomendaram que governo e prefeituras divulguem todas as vacinações realizadas, disponibilizando listas contendo, no mínimo, a identificação do beneficiário pelo nome, dados que comprovem tratar-se do grupo prioritário, data e local da vacinação (1ª e 2ª doses), especificando a unidade de vacina e nome do profissional de saúde responsável pela aplicação.

De acordo com o documento, as notícias publicadas na imprensa e denúncias de situações de pessoas que estariam sendo vacinadas mesmo não pertencendo ao grupo prioritário, os chamados 'fura-fila', levaram os órgãos a fazer a recomendação.

Os órgãos recomendaram ainda que o estado e municípios divulguem, no prazo de 48 horas e com atualização diária, informações oficiais e precisas do quantitativo de vacinas recebidas do governo federal e distribuídas aos municípios, no caso do estado, e o quantitativo de vacinas recebidas do governo estadual, no caso dos municípios.

A recomendação também leva em consideração, o 1º Informe Técnico do Ministério da Saúde sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que determina o registro da dose aplicada da vacina de forma nominal e individualizada, pelo número do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS), a fim de possibilitar o acompanhamento das pessoas vacinadas, evitar duplicidade de vacinação, e monitorar a investigação de possíveis Eventos Adversos Pós Vacinação (EAPV).

O descumprimento da recomendação, assinada pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e pelo procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, poderá configurar irregularidade passível de prejudicar a análise das respectivas contas anuais por parte do Tribunal de Contas, além de ato de improbidade administrativa.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024