Noticias
Contran muda regras para tirar habilitação no país
03 de Dezembro de 2025 as 10h 49min
Aulas em autoescolas deixam de ser obrigatórias – Foto: Assessoria
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma resolução que altera o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, que deixarão de ser exigidas após a publicação da norma no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.
Segundo o governo federal, as alterações fazem parte de um conjunto de ajustes voltados a reduzir custos e simplificar o acesso à habilitação. Entre as mudanças confirmadas estão a redução da carga horária mínima das aulas teóricas e práticas e o fim do prazo de validade para a conclusão do processo da primeira CNH.
Mesmo com as flexibilizações, as etapas essenciais serão mantidas. Os candidatos terão de realizar e ser aprovados nos exames teórico e prático para obter o direito de dirigir. O governo afirma que a intenção é facilitar o processo sem comprometer a segurança no trânsito.
A resolução também prevê que o candidato poderá escolher como se preparar para as provas, seja por conta própria ou por meio de autoescolas, que continuarão autorizadas a oferecer cursos, mas sem caráter obrigatório.
Especialistas avaliam que as mudanças podem ampliar o acesso à habilitação, sobretudo entre pessoas de baixa renda, mas alertam para a necessidade de fiscalização rigorosa dos exames para garantir a formação adequada dos novos condutores.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Estado lança sistemas para agilizar combate a incêndios
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 09h 49min
Entrada de fertilizantes quase dobra em quatro anos
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 08h 48min
HR de Alta Floresta dobra o nº de leitos de UTI adulto
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 07h 46min
