Noticias
Copa FMF é confirmada e valerá vaga na Copa do Brasil de 2027
20 de Fevereiro de 2026 as 07h 01min
Operário-VG foi campeão da última edição – Foto: Divulgação
A Copa FMF está de volta ao calendário do futebol mato-grossense. A competição será disputada no segundo semestre de 2026, com início previsto para setembro, e valerá vaga na Copa do Brasil de 2027.
A confirmação do retorno foi feita pelo presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Diogo Pécora, durante participação no podcast Põe na Conta. O torneio não foi realizado em 2025.
Em novembro de 2024, clubes e Federação votaram, em arbitral, pela extinção da competição. Com a anuência dos clubes, a entidade reintroduz a disputa no segundo semestre. O último campeão foi o Operário VG.
O primeiro e o segundo colocado do Campeonato Mato-grossense garantem vagas diretas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. A vaga da Copa do Brasil que seria destinada ao quarto colocado do Estadual será repassada ao campeão da Copa FMF.
O Primavera, rebaixado para a segunda divisão, e o Cuiabá, eliminado nas quartas de final, têm dois caminhos possíveis para disputar a Copa do Brasil de 2027: vencer a Copa FMF ou conquistar a Copa Centro-Oeste e, posteriormente, ganhar a Copa Verde.
O regulamento estabelece que o campeão da Copa Centro-Oeste assegura vaga na Copa Verde. Apenas o campeão da Copa Verde garante classificação para a Copa do Brasil. No caso do Cuiabá, que disputa a Série B, a equipe teria ainda a possibilidade de conquistar a competição nacional, assegurando vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.
PRINCIPAIS CAMPEÕES
A Copa FMF registra 12 clubes campeões. O ranking é liderado pelo Luverdense com 4 títulos, seguido de perto pelo Mixto, com 3. Cuiabá e União Rondonópolis têm duas taças, enquanto Operário FC Ltda (atual Várzea Grande), Cacerense, Araguaia, Vila Aurora, Rondonópolis, Dom Bosco, Nova Mutum e Operário-VG tem um.
CUIABÁ SEM PATROCÍNIO
O Cuiabá completou um ano sem patrocinador máster na parte frontal da camisa, área considerada a mais valiosa do uniforme. Desde o encerramento do último contrato, ao fim de 2024, o clube ainda não definiu um novo parceiro para o espaço principal.
Após a partida contra o Chapada pelo Campeonato Mato-Grossense, no mês passado, o presidente Cristiano Dresch comentou o assunto. Segundo ele, o Cuiabá recebe valores acima da média da Série B com os demais patrocinadores e entende que o clube oferece retorno às empresas.
Sobre a possibilidade de uma nova marca no espaço principal da camisa, o dirigente foi breve. “A saída da Drebor do patrocínio do Cuiabá realmente foi uma perda financeira, mas é uma decisão estratégica dos donos do clube. Bet é um ramo que a gente não quer. Tem sete clubes da Série A sem patrocínio de bet, porque as bets tiraram o pé”, disse o mandatário.
Atualmente, metade dos 20 participantes da Série B estampa casas de apostas no espaço principal do uniforme. Outros oito clubes iniciam a competição sem marca definida nessa área: América-MG, Athletic Club, Botafogo-SP, CRB, Fortaleza, Juventude, Operário-PR e o próprio Cuiabá.
Na Série B, os clubes recebem cerca de R$ 8,5 milhões em cotas de televisão referentes aos direitos de transmissão. Embora a quantia represente uma base relevante de receita, o acordo para o espaço máster costuma ser determinante na composição do orçamento anual. O Cuiabá deve ter um novo impacto negativo nas contas, pois as receitas de público do Estadual serão semelhantes às do ano passado.
Eliminado nas quartas de final do estadual, o Dourado volta as atenções para a Copa do Brasil. O Cuiabá retorna a campo no dia 4 de março, fora de casa, contra o vencedor do confronto entre Santa Catarina e IAPE, que se enfrentam nesta quarta, em Rio do Sul-SC. Serão 20 dias de intervalo entre a eliminação no Campeonato Mato-Grossense e a partida válida pela competição nacional.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Trigo: mercado mostra estabilidade, mas a volatilidade segue no radar
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 08h 03min
Governo moderniza forças de segurança e apreende 15 mil armas ilegais
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 06h 02min
Escritório da ApexBrasil inicia atendimento na sede da Famato
Publicado em 20 de Fevereiro de 2026 ás 05h 02min
