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COVID-19: Canal de ouvidoria recebeu quase 16 mil manifestações sobre o novo coronavírus
Cidadão pode se manifestar sobre problemas na prestação de serviços ou na atuação dos agentes públicos
14 de Maio de 2020 as 12h 00min
Foto: Divulgação/CGUQuase 16 mil manifestações relativas à prestação de serviços ou à atuação de agentes públicos nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus foram registradas na plataforma Fala.BR, em pouco mais de um mês. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela plataforma, o número representa 13% de todos os registros dos últimos 30 dias. Os dados constam do relatório, que detalha os assuntos e órgãos mais demandados, divulgado, na última segunda-feira (11), pela CGU.
Em 20 de março, a CGU criou o canal específico para que a população se manifestasse em relação às ações públicas prestadas no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Pelo canal, o cidadão pode relatar, por exemplo, a falta de insumos nos órgãos públicos, desobediência às medidas de prevenção, questões sobre o recebimento do Auxílio Emergencial, irregularidades na aplicação de recursos, além de sugestões que auxiliem no enfrentamento da pandemia.
De acordo com a CGU, os órgãos mais demandados nas reclamações são: o Ministério da Cidadania, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Ministério da Saúde. Entre os assuntos estão: o Auxílio Emergencial, solicitação de benefícios, dúvidas e reclamações sobre os critérios e operacionalização do recebimento, além de denúncias de supostos recebimentos indevidos.
Já as sugestões apresentadas tiveram destaque aquelas que tratam de questões tributárias e trabalhistas, prorrogações de prazos, disponibilização de linhas de crédito, concessão de benefícios e auxílios financeiros e alteração de normas regulatórias, entre outras.
Análise estratégica
A CGU tem realizado diariamente o monitoramento e a análise estratégica das informações recebidas por meio do Fala.BR, a fim de contribuir com as decisões do Governo, identificando as tipologias de manifestações mais utilizadas, as unidades mais demandadas, os assuntos mais recorrentes e as sugestões mais relevantes para o enfrentamento da emergência em saúde.
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