Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19: Doses da vacina chegam hoje em Sinop

Imunização deve começar na sexta (22)

20 de Janeiro de 2021 as 12h 05min

Foto: Assessoria


Assessoria

 

A imunização contra a Covid-19 deve iniciar, em Sinop, com a aplicação de 1.834 doses da vacina Coronavac, a partir de sexta-feira (22). A confirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde, Valério Gobbato, em entrevista coletiva realizada nesta quarta (20).  A quantidade corresponde apenas a primeira das duas doses previstas e deve contemplar, inicialmente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à doença, idosos acima de 60 anos institucionalizados e idosos acima de 80 anos. “Esses grupos são definidos pelo Ministério da Saúde e a quantidade de doses nessa primeira fase também”, explicou Gobbato.


O lote destinado ao Escritório Regional de Saúde (que atende 14 municípios da região) é composto por 3.859 unidades e deve chegar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo até o início da tarde, em voo operado pelo CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas). Após o recebimento, a distribuição ficará sob responsabilidade do Escritório. A previsão é que as 1,8 mil doses específicas para Sinop sejam entregues à Secretaria somente amanhã, quinta-feira (21).


Conforme o secretário, a imunização começará com a equipe de saúde da secretaria. “A gente fará o lançamento oficial da vacina com nossos servidores, no início. Para os hospitais, tanto público quanto privado, nós estamos ajeitando a agenda com eles, vendo a disponibilidades deles”, explicou. Ao todo, são cerca de mil profissionais da saúde que receberão a primeira dose. O horário e local do lançamento ainda serão confirmados.  


No decorrer da próxima semana, a equipe da Secretaria deve se direcionar aos idosos acima de 60 anos institucionalizados e, também, os idosos acima de 80. “A partir de quarta ou quinta-feira nós estaremos traçando essa estratégia, através dos agentes comunitários, teremos a quantidade exata de cada idoso por unidade e, também, estaremos fazendo as visitas para aqueles com dificuldade de locomoção”, explicou.


Apesar do recebimento das vacinas, Gobbato reforçou que a população deve continuar consciente e mantendo os cuidados atuais. “Vocês estão vendo as vacinas, nesse primeiro momento, está chegando para menos de 1% da população então não é momento de baixar a guarda. Inclusive tem o decreto do Governo do Estado, que saiu essa semana, justamente restringindo mais as flexibilizações. Então distanciamento social é a primeira coisa a ser observada. Além disso, os estabelecimentos comerciais terão que, além do distanciamento, observar a quantidade de lotação de 50%”, complementou.


As próximas etapas de vacinação dependem do envio de doses pelo Ministério da Saúde ao Estado de Mato Grosso, que é a encarregada de distribuir aos municípios por meio dos escritórios regionais. Conforme Resolução CIB/MT AD REFERENDUM N.º 01 de 19 de janeiro de 2021, a remessa referente a segunda dose deve ser enviada nos próximos 10 dias. Nesse primeiro momento, a vacina é oferecida gratuitamente pela Rede Pública de Saúde.  


Sinop registrou, até terça-feira (19) 10.791 casos confirmados da doença. Destes, 10.284 pessoas já estão recuperadas, 323 estão em isolamento, 26 internados. Ao todo, 158 pessoas não resistiram.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Grupo Piccin aposta na inovação para otimizar eficiência

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 12h 03min


Quem pode fazer cirurgia refrativa?

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 10h 58min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024