Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19: Ministro de Minas e Energia diz que governo trabalha para retomada do setor após pandemia

“Estamos trabalhando juntos para que a gente saia dessa crise nas melhores condições”, diz Bento Albuquerque

11 de Maio de 2020 as 08h 00min

Foto: Bruno Spada/MME

Os impactos da pandemia do coronavírus no ambiente de negócios do setor de energia foi discutido nesta quinta-feira (7) em videoconferência promovida pelo Tribunal de Contas da União. 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo vem trabalhando para a retomada do setor e que estuda novas ações para manter o País como destino de negócios nessa área. “Para que a gente tenha maior competitividade e sejamos um mercado atraente para os investidores,” afirmou.

O ministro explicou que a Pasta montou comitês executivo e setoriais para monitorar mercados, recepcionar demandas, definir prioridades e propor ações de caráter emergencial, além de se preparar para a retomada.

Segundo ele, nos últimos 50 dias foram realizadas 85 reuniões formais com 87 instituições e agentes do setor para tratar de medidas e ações de enfrentamento à crise. “Confiante que as medidas estão sendo adotadas dentro do nível adequado e estamos trabalhando juntos para que a gente saia dessa crise nas melhores condições”.

Com a pandemia, os primeiros desafios encontrados pelo ministério foram: queda da demanda e aumento da inadimplência do setor elétrico; queda da demanda dos combustíveis e no preço do petróleo e queda da demanda e restrições que paralisaram o setor mineral. 

“É uma crise incomparável e sem precedentes, no mundo, que exigiu que nós aperfeiçoássemos a nossa governança e estabelecêssemos métodos e processos para lidar com esse período”, ressaltou. “Estamos adotando ações emergenciais. A prioridade do ministério é preservar a saúde dos setores ligados ao ministério”, disse Beto Albuquerque. 

Energia

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, houve uma redução de 20% no consumo de energia elétrica entre os meses de março e abril, o que significa, por exemplo, o consumo de toda região nordeste. Além da queda na demanda, o setor registrou aumento de 12% na inadimplência, um impacto de R$1,8 bilhões para as distribuidoras. 

Bento Albuquerque também falou das ações do ministério que contribuíram para manter a saúde econômica e financeira de toda cadeia. “Houve, por exemplo, a isenção do pagamento da conta de energia para nove milhões de pessoas de baixa renda, com um aporte de R$ 900 milhões de recursos do Tesouro Nacional para a cadeia”, destacou. 

Combustíveis

Bento Albuquerque citou ainda a queda na demanda e no preço dos combustíveis em abril. Em comparação com o mesmo período de 2019, houve uma redução de 20% no consumo de diesel, 35% na gasolina e 49% no etanol. Por outro lado, o consumo do gás de cozinha registrou aumento de 12%, devido ao confinamento.  De acordo com o ministro, o governo trabalha para garantir o abastecimento no setor de petróleo e gás, sem interferir na política de preços.

Mineração

Na indústria mineral, um dos setores de maior impacto na balança comercial brasileira, o ministro de Minas e Energia informou queda de 18% no volume  de exportações. E disse que 79% das empresas optaram por antecipar as férias dos funcionários.

Veja Mais

Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Em reunião, Nova Rota reforça que não haverá prejuízos para empresários em Sinop

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 06h 32min


A cronologia do caso de mãe e filho que mataram idosos

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 05h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024