Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 04 de Julho de 2026

Noticias

COVID-19: Universidades federais já formaram mais de mil novos profissionais da saúde durante a pandemia

Profissionais reforçam quadros em um cenário de enfrentamento à Covid-19

05 de Maio de 2020 as 12h 00min

Foto: Schirlene Reis/UFS

As universidades federais já formaram 1.241 novos profissionais da saúde durante a pandemia de Covid-19. São 1.058 médicos, 150 enfermeiros, 23 farmacêuticos e dez fisioterapeutas que tiveram as colações de grau antecipadas. A ideia é reforçar o quadro de profissionais no enfrentamento ao novo coronavírus. 

Os dados, coletados na manhã desta segunda-feira (4), estão disponíveis no portal de monitoramento das ações e das operações de instituições de ensino durante a pandemia, no painel Ações de Enfrentamento. O Ministério da Educação (MEC) criou a ferramenta para acompanhar o funcionamento e as principais ações das universidades e institutos federais, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II durante a pandemia. 

Apenas na região Nordeste, foram graduados 547 novos profissionais. Na região Norte, 224, no Sul do País, outros 185. A região Centro-Oeste graduou 125 estudantes antecipadamente, e a região Sudeste, 160. 

O diretor de Desenvolvimento de Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Sérgio Henrique Santos, destacou que a antecipação das colações de grau surgiu da parceria entre os ministérios da Educação e da Saúde. “A resposta das instituições foi significativa. Compreendemos que, verdadeiramente, esses recém-formados poderão fazer a diferença onde estiverem auxiliando o nosso País a vencer esta batalha contra a Covid-19”, disse. 

Na última quinta-feira (30), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) formou 40 novos médicos do campus de Aracaju. A cerimônia foi acompanhada por mais de 1.400 pessoas por meio de transmissão online.

O vice-reitor da UFS, Valter Joviniano, destacou que o atual cenário requer que as autoridades adotem medidas que garantam o cuidado da população. “Observamos o engajamento dos alunos que se enquadram na legislação da graduação antecipada. Isso mostra compromisso social dos nossos estudantes e a confiança que eles têm no ensino ofertado em nossa instituição”, afirmou. 

A Universidade Federal do Acre (Ufac) graduou 29 estudantes de medicina por meio de uma plataforma de videoconferência. A reitora da Ufac, Guida Aquino, afirmou que foi a primeira vez que a universidade fez a cerimônia a distância. “Estamos felizes e orgulhosos em fazer essa formatura. Mesmo de forma remota, é sempre uma emoção. Estamos felizes por entregar à sociedade acreana 29 médicos neste momento tão doloroso que todos nós estamos vivendo”, disse. 

O MEC publicou, em 6 de abril, uma portaria para possibilitar a antecipação da formatura de cursos de saúde. O texto autoriza estudantes de Medicina a se formarem ao concluírem 75% do internato e alunos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, no momento em que cursarem a mesma porcentagem do ensino curricular obrigatório. A medida tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública. 

Veja Mais

Brasil encara Noruega domingo por vaga nas quartas de final

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 12h 22min


Pronunciamentos em cadeia de rádio e TV estão vedados a agentes públicos

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 10h 24min


Sorriso orienta MEIs que atuarão no Grand Rodeo

Publicado em 04 de Julho de 2026 ás 08h 27min


Jornal Online

Edição nº1831 - 02/07/2026