Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 30 de Setembro de 2026

Noticias

CPI da Saúde reforça medidas para garantir comparecimento de convocados às oitivas

03 de Julho de 2026 as 10h 40min

Comissão busca assegurar a presença dos convocados para dar continuidade aos trabalhos – Foto: Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso reforçou medidas para garantir o comparecimento de convocados às oitivas da investigação.

A comissão tratou de recursos apresentados pela Procuradoria da ALMT contra decisões judiciais que tornaram facultativa a presença de convocados e da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que negou habeas corpus preventivo à médica e empresária Virginia Scaff Gonçalves, convocada para prestar esclarecimentos à CPI.

A reunião foi realizada na Sala das Comissões Deputada Sarita Baracat e conduzida pelo presidente da CPI, deputado Wilson Santos, com participação dos deputados Eduardo Botelho e Chico Guarnieri, além do procurador da Assembleia Legislativa, Francisco de Brito.

WS informou que a Procuradoria da ALMT recorreu das decisões que concederam habeas corpus preventivos a convocados da CPI, tornando facultativo o comparecimento às oitivas. Segundo ele, o objetivo é assegurar a presença dos convocados para prestar esclarecimentos à comissão, sem prejuízo dos direitos garantidos pela Constituição Federal.

Ele destacou que as medidas judiciais adotadas não comprometem o andamento da CPI, que já reuniu um grande volume de documentos e tem as oitivas como uma das etapas finais dos trabalhos. O parlamentar afirmou que a expectativa é apresentar, no início de agosto, um relatório preliminar com os resultados obtidos até o momento e reforçou que a comissão continuará recorrendo às instâncias judiciais sempre que necessário para garantir o comparecimento dos convocados. Ressaltou ainda que os depoimentos representam não apenas um instrumento de investigação, mas também uma oportunidade para que os convocados apresentem sua versão dos fatos e exerçam o direito de defesa, com as garantias previstas na Constituição Federal.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Internet grátis no dia da eleição pode derrubar rede móvel, alerta Anatel

Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 17h 22min


Curso gratuito de drones para capacitação profissional em Matupá

Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 16h 17min


Audiência pública analisa e debate Lei Orçamentária Anual de 2027 em Santa Carmem

Publicado em 29 de Setembro de 2026 ás 15h 19min


Jornal Online

Edição nº1895 - 30/09/2026