Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 28 de Junho de 2026

Noticias

CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop

28 de Junho de 2026 as 08h 19min

Câmara aprova investigação sobre o cemitério municipal - Foto: Jaime Jr

Durante a 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, nesta semana, foi aprovado o Requerimento nº 69/2026. De autoria do vereador Enio da Brígida (PSDB), o documento pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

O objetivo é investigar possíveis problemas na comercialização de terrenos, jazigos e sepulturas do Cemitério Municipal. A comissão terá um prazo de 180 dias para concluir todos os trabalhos.

Novas denúncias recebidas pelo gabinete do parlamentar motivaram o pedido de abertura da investigação. Os relatos que chegaram até ele apontam que valores são pagos diretamente a terceiros para garantir a aquisição de espaços no local. Os montantes citados variam bastante, ficando entre R$ 2 mil e R$ 20 mil por negociação.

Ao defender a proposta durante a sessão, Enio da Brígida relembrou que os primeiros alertas já haviam sido encaminhados a autoridades em março do ano passado. Na ocasião, foram entregues comprovantes de transferências feitas por PIX e outros papéis. Segundo os denunciantes, esses documentos eram usados para tentar dar aparência de regularidade às transações. “Pensávamos que essa prática já havia sido interrompida, mas as reclamações voltaram a aparecer. Agora, inclusive, os valores envolvidos são ainda mais altos. Analisamos tudo o que recebemos e entendemos que a CPI é o caminho mais seguro para esclarecer os fatos e identificar quem são os responsáveis”, explicou.

De acordo com o texto aprovado, a comissão vai verificar toda a cadeia de comercialização de espaços no cemitério. Serão analisados os pagamentos feitos fora dos registros oficiais, a possível participação de funcionários ou pessoas externas e falhas nos sistemas de controle. O objetivo final é identificar pontos que precisam de ajuste na gestão do espaço público. A composição dos membros da CPI será definida na próxima sessão. 

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Pneus de alta resistência: espaço em operações agrícolas e urbanas

Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 06h 17min


ANTT aponta 55% de avanço nas obras de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás

Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 04h 12min


Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 12h 13min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026