Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 18 de Novembro de 2025

Noticias

CPMI do INSS é criada para apurar fraudes bilionárias

23 de Junho de 2025 as 07h 13min

Comissão terá 180 dias para investigar os desvios - Foto: Assessoria

A criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS foi oficializada após leitura do requerimento pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP). A iniciativa ocorre após intensa pressão de parlamentares da oposição.

O objetivo da comissão será investigar possíveis fraudes bilionárias em aposentadorias, pensões e convênios firmados com entidades privadas. A CPMI terá prazo de 180 dias para apurar as suspeitas de irregularidades e definir responsabilidades.

O senador Wellington Fagundes (PL), que articulou pela criação da comissão, afirmou que o país enfrenta um esquema de grande escala, que ele classificou como “roubo declarado”. Segundo o parlamentar, será necessário identificar cada desvio e punir os responsáveis.

Um dos focos da investigação são os descontos considerados indevidos em contracheques de beneficiários do INSS. A prática envolveria acordos com entidades que, segundo as suspeitas, teriam se apropriado ilegalmente de recursos públicos.

Fagundes alertou para o risco de esvaziamento da CPMI e cobrou uma apuração com rigor técnico e transparência. Para ele, não há mais espaço para varrer escândalos para debaixo do tapete e a resposta precisa ser à altura da gravidade do caso. O senador também criticou eventuais propostas de ressarcimento que utilizem recursos públicos. Segundo ele, o prejuízo deve ser arcado por quem cometeu os crimes, e não por contribuintes que já sofrem com a má gestão.

A comissão será formada por 32 membros titulares, sendo 16 senadores e 16 deputados. Os parlamentares terão poder para convocar depoentes, requisitar documentos e quebrar sigilos bancários e fiscais. Fagundes, que lidera o Bloco Vanguarda no Senado, participará da indicação dos membros do colegiado. Ele afirmou que já iniciou conversas com lideranças partidárias para acelerar a composição da CPMI.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Solução integrada para o controle biológico de fungos e nematoides

Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 08h 14min


Cantora sinopense representa MT em concurso musical nacional

Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 07h 11min


Lucas avança na execução do Plano Municipal de Educação

Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 06h 13min


Jornal Online

Edição nº1677 - 18/11/2025