Noticias
Criação em cultivo protegido alavanca produção de camarão
13 de Novembro de 2022 as 08h 00min

O consumo do camarão tem se popularizado no Brasil. Para atender as demandas futuras é necessária também maior oferta da proteína. Em 2021, o País produziu 150 mil toneladas do crustáceo, segundo estimativa da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).
Esse resultado sinalizou crescimento de 38% em relação ao ano anterior, que foi de 112 mil toneladas. Uma maneira de alavancar ainda mais esse cenário é o cultivo protegido, diferente do sistema extensivo comumente utilizado e realizado em tanques a céu aberto. A estratégia que tem ganho cada vez mais espaço é a criação em bioflocos, um sistema intensivo com alta população de animais em estufas plásticas.
O Grupo Nortène, especialista na fabricação de geossintéticos, tem um portfólio completo para projetos em carcinocultura. Para atender a demanda dos criadores de sistema intensivo, vai lançar uma nova linha de filmes, batizada de “Maxilux”, durante a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que acontecerá de 16 a 18 de novembro em Natal/RN.
Segundo Sueyde de Oliveira Braghin, engenheira agrônoma e membro da equipe técnica na Nortène, este tipo de manejo foi desenvolvido para controlar a doença da Mancha Branca, responsável pela redução drástica de produtividade de muitos viveiros, a qual é favorecida por variações na temperatura da água e períodos de baixa temperatura.
“A grande dificuldade no modelo tradicional é o controle das condições climáticas diurna-noturna, pois a temperatura da água não deve sofrer grandes oscilações. Nesse ambiente, as estufas funcionam como um isolante térmico, que mantém a temperatura dentro do sistema estabilizada e consequentemente tem-se uma menor incidência da doença”, destaca.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Lançamento revoluciona o controle de lesmas e caracóis nas lavouras
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 13h 29min
O que todo irrigante deve saber sobre perda de carga e diferencial de pressão
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 12h 28min
Arrecadação federal no ano supera 2024, apesar da queda em agosto
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 11h 27min