Noticias
Crianças e adolescentes são os maiores consumidores de literatura
11 de Outubro de 2024 as 13h 10min

Comemorado em 12 de outubro, o Dia da Leitura reforça a importância do incentivo ao hábito da leitura, especialmente entre crianças e adolescentes, que se destacam no cenário literário atual.
Apesar da queda geral nas vendas de livros no país, esse público continua demonstrando forte interesse. Segundo o Painel do Varejo de Livros no Brasil, da Nielsen BookScan, obras infantis, juvenis e educacionais representaram a maior porcentagem do faturamento total do setor em 2024, com 35,64%.
Em Brasília, as instituições têm medidas inovadoras para fomentar a leitura. O Colégio Maple Bear é um dos exemplos com projetos criativos que envolvem não apenas os alunos, mas também suas famílias, e, dessa forma, busca o engajamento com a leitura desde a infância.
Com unidades na Asa Norte e Sudoeste, o colégio utiliza abordagens de destaque no mundo pedagógico, como: a Leitura Compartilhada , Leitura Guiada, Leitura Independente e Leitura Interativa, que, em conjunto, proporcionam um ambiente rico em experiências na promoção do hábito.
Na Leitura Compartilhada , professor e aluno realizam a atividade em conjunto, com recursos como cartazes, projeções e quadros interativos, ou com a distribuição de exemplares de texto entre os alunos. Essa experiência colaborativa traz o objetivo de criar um espaço dinâmico e engajador para a prática da leitura.
A Leitura Guiada, voltada para o ensino fundamental, os professores organizam pequenos grupos de alunos que têm um nível de leitura similar. Nessa abordagem, os pequenos têm a chance de aplicar estratégias de texto aprendidas na sala de aula, sob orientação e apoio do docente. Esse processo também permite o monitoramento e avaliação individual do progresso de cada estudante.
Já na Leitura Independente, são explorados diferentes textos e gêneros, refletindo sobre as mensagens e conteúdos de forma autônoma. Essa prática permite o desenvolvimento da capacidade de análise e interpretação, ao mesmo tempo que busca ampliar o repertório literário.
Por último, a Leitura Interativa, também conhecida como leitura modelada, envolve a leitura em voz alta, com fluência e expressão, e mostra aos alunos como uma boa leitura deve soar. Essa abordagem é geralmente relacionada a temas ou tópicos das matérias aprendidas e com o objetivo de proporcionar uma experiência mais imersiva.
Além dessas estratégias, a Maple Bear também aposta na prática de “Ler para o outro”, onde os alunos leem para seus colegas, exercitando habilidades de compreensão, precisão e fluência. Já a atividade “Ler para si” promove a leitura independente, incentivando os alunos a praticarem em casa e desenvolverem o hábito de leitura autônoma.
A escola também destaca a importância da metacognição e incentiva os alunos a refletirem sobre sua própria aprendizagem e a aplicarem estratégias que melhorem seu desempenho. Com essas iniciativas, reforça seu compromisso em formar leitores independentes, críticos e apaixonados pela leitura com uma educação completa e envolvente para seus alunos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
GM de Sorriso reforça atuação com palestras orientativas em empresas
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 17h 45min
Sequenciamento de DNA de mamute no México muda visão sobre evolução
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 16h 58min
Advocacia de Precisão alia tecnologia com segurança jurídica no campo
Publicado em 12 de Setembro de 2025 ás 14h 56min