Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

Crianças menores de 5 anos são as mais atingidas por meningite

30 de Dezembro de 2022 as 06h 00min

Médica explica detalhes sobre a meningite – Foto: Divulgação

A meningite, de acordo com a médica pediatra, que atende no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros em Sinop, Dra. Anna Letícia Yanai, é um processo inflamatório que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), relatam que no Brasil, entre os anos de 2007 e 2020, mais de 200 mil casos suspeitos de meningite foram confirmados, sendo a meningite viral mais frequente (121.955 casos), seguida pela etiologia bacteriana (87.993 casos). Neste mesmo período, cerca de 5.581 óbitos, pela inflamação, foram confirmados. Apenas em 2022, mais de 5 mil casos foram identificados no país.

A meningite é considerada endêmica com ocorrência de casos ao longo do ano, sendo as meningites bacterianas mais comuns no outono, inverno e as virais na primavera e no verão.

No ponto de vista da saúde pública as inflamações provocadas pelo vírus, estão entre as mais arriscadas, devido sua magnitude e capacidade de ocasionar surtos. Já as bacterianas, são temidas pela gravidade dos casos.

Na entrevista, a pediatra destaca a importância de a meningite ser identificada quando surgem os primeiros sintomas, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado rapidamente para evitar o desenvolvimento de lesões que podem resultar em sequelas permanentes ou até a morte.

Hospital e Maternidade Dois Pinheiros: Que germes podem causar meningite?
Dra. Anna Letícia Yanai: A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e pode ser causada por vírus, bactérias e também por fungos, em pacientes imunodeprimidos. Pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.
 
H2P: Quais são os sintomas da meningite?
ALY: Os mais comuns são a dor de cabeça, febre, náusea, vômitos, pode haver ainda a rigidez de nuca e nas crianças menores, irritabilidade e sonolência.  
Quando provocadas por um vírus, costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. Já, quando são provocadas por bactérias, os sintomas mais comuns são febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Em caso de sintomas, não espere a infecção se alastrar, procure um médico.
 
H2P: Quais as complicações provocadas pela meningite?
ALY: Como é a inflamação e infecção de um órgão tão nobre, o cérebro, podem haver sequelas como: surdez, alterações visuais, convulsões, perdas da coordenação motora, paralisia cerebral e dificuldades de aprendizado futuras.
 
H2P: Existe uma vacina contra a meningite?
ALY: Existem diferentes vacinas contra os 5 principais sorogrupos causadores da doença meningocócica (A, B, C, W e Y) no Brasil. Dentre as vacinas disponíveis no calendário de vacinação estão: vacina meningocócica C (conjugada) que protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.  A pneumocócica 10-valente (conjugada), que protege contra a meningite pneumocócica, considerada a segunda forma mais comum de meningite bacteriana no Brasil.  E por último, a vacina pentavalente, responsável por proteger contra a meningite por Haemophilus influenzae tipo b.
 
H2P: A vacina contra a meningite é segura?
ALY: A vacina é muito segura. É claro que podem acontecer efeitos colaterais, como uma febrícula e uma dor no local da injeção, mas nós não devemos deixar de vacinar as nossas crianças.

Fonte: BW COMUNICA

Veja Mais

Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min


Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min


ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025