Noticias
CRIME AMBIENTAL: Projeto dá autonomia aos Bombeiros para aplicar multas
Governo mato-grossense mandou para ALMT projeto que dá autonomia ao Corpo de Bombeiros
19 de Setembro de 2019 as 06h 00min

DA REPORTAGEM
Ainda na busca pelo combate às queimadas que preocupam o estado de Mato Grosso, o governo estadual, encaminhou esta semana à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Projeto de Lei que faz alterações do Código Estadual do Meio Ambiente, dando assim, poderes ao Corpo de Bombeiros para aplicar multas relacionadas aos crimes ambientes.
No momento, a autonomia para aplicação dessas multas está apenas com os órgãos ambientais de fiscalização, como é o caso da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema). Em caso de aprovação em plenário na ALMT, o Corpo de Bombeiros se juntará à Polícia Militar de Proteção Ambiental e à Sema, na fiscalização e autuação daqueles que cometerem crimes ambientais.
O projeto está sob análise da Comissão de Constituição da Justiça e Redação (CCJR) da ALMT e depois deve entrar na pauta de votação.
Da forma em que o texto se encontra atualmente, os bombeiros acionam os fiscais de órgãos ambientais federais, estaduais e municipais quando se deparam com crimes ambientais.
No entanto, o processo de perícia pode demorar até seis meses, correndo o risco de perder vestígios e informações importantes para a autuação dos responsáveis.
Com a aprovação do projeto, os bombeiros terão autonomia como órgão de fiscalização ambiental para fechar o ciclo operacional de queimadas e incêndios florestais, fazendo o trabalho de prevenção, combate e fiscalização e, por fim, a responsabilização.
Atualmente, apenas os órgãos ambientais têm autonomia para autuar os responsáveis por crimes contra o meio ambiente, enquanto o Corpo de Bombeiros atua na prevenção e combate a incêndios.
Veja Mais
Policiais civis reforçam efetivo nas delegacias no interior de MT
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 21h 56min
Após chuva no deserto, maior radiotelescópio do mundo entra em “modo de sobrevivência”
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 18h 13min
Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 17h 53min