Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Criminosos cobram Pix em golpe para liberar entregas dos Correios

03 de Agosto de 2024 as 14h 54min

Criminosos têm disparado mensagens (SMS) em nome dos Correios para aplicar golpes. Neste, eles induzem vítimas a fazerem Pix para liberar entregas que estariam supostamente retidas pela fiscalização aduaneira.

As mensagens geralmente são assim: “CORREIOS: Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegária”. Em seguida, o SMS traz o link de um site fraudulento.

Neste tipo de site, que se parece com o site oficial dos Correios, a pessoa verifica o status do pedido sem precisar do código de rastreio. Depois, a página dá três dias para a vítima fazer o Pix para liberar a entrega supostamente retida. A tela de pagamento do golpe pede dados pessoais (nome completo, CPF, e-mail, telefone) e, depois, exibe um QR Code para a vítima fazer o Pix para liberar sua encomenda nos Correios. Os Correios postaram, na quinta (25), um vídeo no Instagram no qual alerta os usuários sobre o novo golpe.

Os Correios informaram que acionaram a Polícia Federal e a Meta para apurarem o novo golpe. O que a Meta tem a ver? Na nota, os Correios explicaram que “registrou denúncia formal à Meta, proprietária do WhatsApp, uma vez que essas mensagens falsas também estão sendo enviadas pelo aplicativo de mensagens”.

Confira abaixo as principais dicas para se proteger contra o novo golpe: o link usado pelos criminosos é diferente do site oficial dos correios (correios.com.br);o texto das mensagens não seguem o padrão das oficiais (em algumas faltam até acentuação e pontuação corretas); golpistas geralmente tentam criar senso de urgência nas mensagens – falando que prazos estão prestes a vencer, por exemplo – para que a vítima engaje com pressa.

É importante ressaltar que todas as informações relacionadas à logística dos pedidos constam no site oficial dos Correios. Você pode consultá-las por meio dos códigos de rastreio.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Soja em MT: produtividade sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 mi toneladas

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 12h 52min


Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026