Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 14 de Julho de 2025

Noticias

Crocodilo mais velho do mundo tem mais de 10 mil filhos e acaba de completar 124 anos

04 de Janeiro de 2025 as 08h 21min

Henry, o crocodilo mais velho do mundo, completou 124 anos no último dia 16.

A celebração da data aconteceu no Centro de Conservação Crocworld em Scottburgh, África do Sul, onde o réptil da espécie Crocodylus niloticus vive desde 1985 – e já teve mais de 10 mil filhotes com diferentes parceiras!

O crocodilo mais velho do mundo, Henry, completou 124 anos recentemente. Ele vive no Centro de Conservação Crocworld, África do Sul, desde 1985, e já teve mais de 10 mil filhotes. O réptil da espécie Crocodylus niloticus tem, atualmente, 700 quilos e 5 metros de comprimento.

Sua data exata de nascimento nunca chegou a ser estabelecida, mas, simbolicamente, seu aniversário é celebrado no dia 16 de dezembro. Répteis – principalmente os crocodilos – tendem naturalmente a viver mais, mas o fato de ter sido criado em cativeiro pode ter apoiado a longevidade do crocodilo Henry.

O crocodilo – de, atualmente, 700 quilos e 5 metros de comprimento – foi capturado em 1903 no Delta do Okavango, no Botsuana, e sua data de nascimento exata nunca foi estabelecida. Porém, a equipe do Crocworld estima que Henry tenha nascido por volta de 1900, e o dia 16 de dezembro foi escolhido para comemorar seu aniversário todos os anos.

É natural que os animais tenham longevidades proporcionais ao seu tamanho – quanto maior o animal, mais lento é seu metabolismo e, consequentemente, menor a queima de energia, como explica o biólogo Steven Austad à Live Science. Logo, “124 anos não é inconcebível para um crocodilo”.

Principalmente porque, mesmo em comparação com outros animais de tamanho aproximado, os répteis tendem a viver muito mais graças ao seu sangue frio. Além disso, os crocodilos continuam crescendo conforme envelhecem – o que também ajuda a protegê-los contra predadores.

Outro fator que apoia a longevidade do crocodilo Henry é o fato de que ele foi criado em cativeiro, estando sempre bem alimentado e afastado de doenças.

“Animais que, por qualquer motivo, vivem em um ambiente seguro tendem a viver mais”, explica Austad. “[Os crocodilos] vivem mais do que as carreiras do cientista que os estuda”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Motorista morre após batida contra caminhão na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 16h 37min


Suspeito de matar ex-jogador Boi a tiros tem mandado de prisão decretado

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 15h 34min


Pantanal: seca à vista e alerta ligado contra chamas em Mato Grosso

Publicado em 14 de Julho de 2025 ás 11h 34min


Jornal Online

Edição nº1588- 15/07/2025