Noticias
Cruzeiro faz pior campanha do século e evita vexame por regulamento
15 de Fevereiro de 2025 as 07h 58min

O Cruzeiro terminou a primeira fase do Campeonato Mineiro com 11 pontos conquistados em 24 disputados - um aproveitamento de 45%. É a pior campanha do clube, no século, na fase de classificação estadual. A equipe teve apenas o sexto melhor desempenho e enfrentará o América-MG nas semifinais.
Entretanto, o time milionário montado vai às semifinais devido ao regulamento do Campeonato Mineiro. Nele, os melhores colocados de cada grupo, mais o segundo melhor colocado, vão às semifinais. O Cruzeiro passou como líder do Grupo C, que teve os dois rebaixados do torneio (Aymorés e Villa Nova).
Com uma folha salarial atual chegando aos R$ 20 milhões, o Cruzeiro nunca havia feito campanha abaixo dos 50% de aproveitamento na fase de classificação. Nem mesmo nos anos em que passou por grave crise - inclusive em 2020, quando ficou fora do mata-mata. Em todas elas teve melhor desempenho.
O Cruzeiro venceu apenas três dos oito jogos que disputou e pontuou menos que Tombense, Atlético-MG, Betim (os três no Grupo A), Athletic e América-MG (os dois primeiros do Grupo B). Desses, Athletic e Betim ficaram fora da fase fina.
Até então, a pior campanha do Cruzeiro havia ocorrido em 2023, no mesmo formato atual. O time acabou a primeira fase com 12 pontos e 50% de aproveitamento. Em 2025, por causa do desempenho, a Raposa demitiu o técnico Fernando Diniz no meio da competição. Leonardo Jardim chegou e tem a missão de melhorar o desempenho em meio aos jogos decisivos.
APITO FORASTEIRO
A Federação Mineira de Futebol definiu Anderson Daronco (RS) como responsável pelo apito na ida da semifinal do Campeonato Mineiro, entre Cruzeiro e América-MG, às 15h de domingo (16). Os assistentes na partida serão Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS), com o VAR sob comando de Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE).
O pedido por arbitragem de fora do estado de Minas Gerais foi feito em conjunto pelos dois clubes, através de ofício enviado à Federação Mineira de Futebol. Já era público o desejo do Cruzeiro, após reclamações por erros no clássico contra o Atlético-MG, no domingo passado.
Como houve desejo mútuo por arbitragem de outra Federação no jogo de ida, a tendência é que a situação seja mantida para a volta, nos dias 21 e 22 de fevereiro, no Independência.
A irritação do Cruzeiro no clássico contra o Atlético se deu por dois lances em que a diretoria considerava que deveria ter havido interferência de Rodolpho Tosky Marques, então responsável pelo VAR. O primeiro, quando Lyanco pisou no braço de Dudu; o outro, quando Hulk acertou a mão nas costas de Fabrício Bruno, no lance do segundo gol. A Federação concordou que os lances eram passíveis de revisão.
O América também se irritou com a arbitragem neste Campeonato Mineiro, principalmente no jogo contra o Tombense, na penúltima rodada, quando um gol olímpico foi anulado por falta no goleiro adversário. O Coelho perdeu por 1 a 0, resultado que fez a equipe chegar à última rodada dependendo de combinação de resultados para ir à semifinal.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min