Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Cruzeiro melhora chance de título após tropeços de Flamengo e Palmeiras

02 de Setembro de 2025 as 10h 31min

Matheus Pereira comemora gol marcado pelo Cruzeiro diante do São Paulo — Foto: Gilson Lobo/AGIF

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim e foi marcada por tropeços do líder Flamengo, que empatou diante do Grêmio no Maracanã, e do Palmeiras, que também ficou na igualdade frente ao Corinthians. Bom para o Cruzeiro? Valeu a vice-liderança para a Raposa, mas sem grandes mudanças de panorama nas chances de título. Com a vitória por 1 a 0 diante do São Paulo, a equipe celeste subiu suas possibilidades de 10,71% para 13,29%.

O Cruzeiro assumiu a segunda colocação com um ponto à frente do Palmeiras, apesar de ter dois jogos a mais. Em relação ao Flamengo, são três pontos de distância e um jogo a mais. Em Brasileirão muito disputado, a equipe mineira precisa seguir secando rubro-negros e alviverdes aumentar suas chances e tem um jogo difícil para fechar a próxima rodada: confronto contra o quarto colocado Bahia, em Salvador.

O tropeço no Maracanã resultaram em leve queda nas possibilidades de título do Flamengo indo de 44,44% a 41,65%. Variação negativa rubro-negra foi maior que a palmeirense até porque o empate da equipe paulista foi contra o arquirrival Corinthians na casa do adversário: de 37,85% para 37,83%. A situação dos dois principais candidatos à taça vai se inverter na 23ª rodada. Enquanto o Fla vai a Caxias do Sul encarar o Juventude, o Palmeiras recebe o Internacional, no Allianz Parque.

O Cruzeiro corre por fora, e outra equipe começa a botar as asas de fora após duas ótimas vitórias. Há duas rodadas, o atual campeão Botafogo estava com 2,06% de possibilidades de chegar ao bi. Depois de vencer o Juventude fora e o Bragantino em casa, com apresentações sólidas, as chances estão agora em 4,89%. Ainda é um percentual baixo, mas há tempo de recuperação.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.769 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.

Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.

Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.

CHANCES DE PERMANÊNCIA

O campeonato vai passando, e o Sport segue afundado na lanterna. Houve uma sequência de cinco jogos sem perder entre as rodadas 16 e 20, que deu esperanças. Pelo que o Leão vinha produzindo em campo, com uma clara subida de produção sob a direção do técnico Daniel Paulista, as chances de permanência vinham se mantendo acima de 20%.

No entanto duas derrotas seguidas, incluindo a deste fim de semana ao ser superado pelo Vasco, rival direto na luta para não ser rebaixado, fez com que o percentual caísse de 23,80% para 8,94%.

O vice-lanterna Fortaleza não vem mostrando capacidade de recuperação no Brasileirão 2025. São seis jogos sem vencer e quatro derrotas seguidas, incluindo a deste domingo para o Inter. As chances de permanência vêm em queda livre. Na virada do turno era de 38,65% e, três jogos depois, está em apenas 17,13%.

O próximo desafio do Tricolor cearense é, em casa, contra outro integrante do Z-4, que mostrou poder de reação nesta rodada. Depois de tomar uma goleada histórica de 8 a 0 para o Flamengo, o Vitória venceu o Atlético-MG, no Barradão, e, na verdade, evitou ter uma queda muito grande nas chances de permanência: caiu de 28,61% para 27,80%.

Por fim, o Juventude teve a maior subida percentual da rodada na luta pela permanência. A equipe gaúcha estava com 14,30% de possibilidades de seguir na Série e foi a 33,92% após conseguir a sua primeira vitória fora de casa na edição 2025 do Brasileirão sobre o Ceará. Já dá para sair do Z-4 no próximo fim de semana. O problema é que o adversário é o líder Flamengo. Pelo lado positivo, o jogo será no Alfredo Jaconi, local em que o Papo não perde para o rival carioca desde 1997.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min


Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min


Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde

Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025