Noticias
CST debate desafios e avanços da agricultura familiar em MT
04 de Junho de 2025 as 09h 36min

A Câmara Setorial Temática (CST) da Assembleia Legislativa realiza debates sobre os principais entraves e avanços da agricultura familiar no estado. Na primeira reunião do grupo foram destacados problemas como a burocracia excessiva, a precariedade da infraestrutura rural e a dificuldade de acesso a políticas públicas voltadas aos pequenos produtores.
O debate contou com a participação da vereadora de Feliz Natal, professora Raquel Roll, e da gerente de apoio à agricultura familiar da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Natacha de Carvalho Luiz. Ambas ressaltaram a importância de fortalecer a regularização dos produtores para viabilizar a participação em programas de compra institucional, como o da merenda escolar.
Raquel alertou para os obstáculos enfrentados por assentados e pequenos produtores, que muitas vezes têm produção, mas esbarram em exigências legais e na falta de apoio técnico. Já Natacha apresentou avanços obtidos nos últimos anos, como a legislação estadual que garante repasses para aquisição de alimentos da agricultura familiar e a elaboração de uma cartilha prática que orienta os produtores na legalização fiscal, sanitária e ambiental.
A AMM também tem atuado na articulação entre secretarias municipais e no levantamento de dados para entender os gargalos regionais. Um dos pontos abordados foi a inclusão da agricultura familiar no cálculo dos repasses do ICMS, o que tem incentivado os municípios a investir mais no setor.
A CST tem prazo de 180 dias para apresentar um relatório com sugestões e propostas de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Policiais civis reforçam efetivo nas delegacias no interior de MT
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 21h 56min
Após chuva no deserto, maior radiotelescópio do mundo entra em “modo de sobrevivência”
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 18h 13min
Entidades manifestam preocupação com efeitos de tarifaço de Trump
Publicado em 10 de Julho de 2025 ás 17h 53min