Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 10 de Maio de 2025

Noticias

CUIABÁ - Grupo de mobilidade se reúne para discutir viabilidade do VLT

14 de Agosto de 2019 as 14h 49min

Obra do VLT está parada desde dezembro de 2014 — Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

DA REPORTAGEM

 

Membros do grupo de trabalho sobre o sistema de mobilidade da região metropolitana farão visitas para saber como estão as condições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e até onde as obras avançaram. A ideia é fazer um diagnóstico da situação do VLT para decidir se há viabilidade técnica e operacional, mas há vários entraves para se resolver.

Enquanto isso, um grupo de técnicos da Secretaria de Infraestrutura prepara um relatório detalhado junto com a Controladoria Geral do Estado (CGE) sobre tudo o que foi feito até agora. Conforme o chefe do escritório de representação de Mato Grosso em Brasília, Carlos Fávaro, uma série de questões ainda deve ser discutida.

“São ações judiciais, a própria delação do ex-governador Silval Barbosa que narra os fatos envolvendo corrupção e causou a anulação do contrato com o consórcio na Justiça, além da viabilidade da tarifa”, afirmou.

Registros de componentes das partes superior e interna dos vagões mostram que a manutenção é periódica e eles estão em boas condições. O VLT já custou mais de R$ 1 bilhão e ainda há parcelas do empréstimo feito para a construção, que somam R$ 12 milhões por mês.

Esta semana, o movimento Pró-VLT - uma organização da sociedade civil - discutiu a conclusão do percurso que vai do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Porto, em Cuiabá, totalizando 3,5 km.

O grupo de trabalho precisa ainda atualizar o valor da tarifa. Para isso, além dos dados de origem e destino do transporte coletivo da região metropolitana, vai levar em conta a demanda de passageiros, a distância percorrida pela frota (inclusive de ônibus), o custo operacional e os custos de investimentos do operador.

Em Cuiabá e Várzea Grande, a troca de modal não foi totalmente descartada. O grupo tem até novembro para apresentar uma alternativa para a questão.

Veja Mais

MP ajuiza ação contra reeleição ilimitada de mesa diretora da Câmara de Itanhangá

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 09h 35min


Sem tempo para treinar, Mano repete plano de Quinteros no Grêmio

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 07h 32min


Frente Parlamentar em Defesa do Comércio discute transação tributária em Sinop

Publicado em 10 de Maio de 2025 ás 05h 30min


Jornal Online

Edição nº1541 - 10/05/2025