Noticias
Cuiabá é a 3ª capital com mais dívidas e menos dinheiro em caixa no Brasil
19 de Março de 2025 as 12h 25min

Cuiabá foi apontada como a terceira capital do Brasil com mais contas a pagar do que dinheiro disponível em caixa, segundo o último levantamento do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2024, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgado na semana passada. No ranking nacional, a capital mato-grossense fica atrás somente do Rio de Janeiro e Manaus, que ocupam a primeira e a segunda colocação, respectivamente.
O indicador de disponibilidade de caixa em relação à despesa liquidada média mensura o quanto de dinheiro em caixa o município tem para pagar as despesas do mês, com base na média dos últimos 12 meses. Nesse indicador é considerada a disponibilidade total dos recursos, seja de repasses e de orçamento próprio.
Conforme o levantamento, a capital mato-grossense fechou o ano passado com um Índice de Liquidez Negativo de -22,19%, ou seja, a prefeitura deve mais do que tem em caixa. Além disso, a pesquisa apontou que as capitais que apresentaram "nota C", como Boa Vista, Cuiabá, Florianópolis, Macapá, Natal e Teresina possuem obrigações financeiras superiores ao disponível em caixa, o que resulta em um índice de liquidez menor do que zero.
Isso coloca Cuiabá entre as capitais brasileiras com os maiores problemas financeiros, ou seja, caso haja algum imprevisto e as receitas caiam, a cidade não teria como arcar com os compromissos.
No entanto, o estudo mostrou que, apesar da situação delicada, a cidade mantém um alto gasto com despesas correntes. A poupança corrente de Cuiabá ficou em 95,8%, o que indica que quase toda a receita arrecadada já está comprometida com despesas obrigatórias, como folha de pagamento e custeio da máquina pública.
Enquanto isso, o endividamento segue elevado. A dívida consolidada da capital equivale a 43,18% da Receita Corrente Líquida (RCL), um valor superior à média nacional e que limita a capacidade de investimento.
Em contrapartida, a situação fiscal do Estado é confortável, já que Mato Grosso foi classificado entre os melhores do Brasil, com um superávit expressivo e capacidade de pagamento em alta.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MT registra queda de 54% nas exportações de milho
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 14h 40min
Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 12h 38min
Saiba os desafios mais urgentes para Mano Menezes no Grêmio
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 10h 37min