Noticias
Cuiabá: 2º semestre inicia com crescimento na Intenção de Consumo das Famílias
25 de Julho de 2023 as 10h 52min
Valor atual se aproxima do número verificado em junho de 2015 – Foto: Divulgação
Os cuiabanos iniciaram julho com aumento de 4,74% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) sobre junho, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisa pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). Com 92,8 pontos, o índice atual está 14,43% superior ao observado no mesmo período do ano passado, quando marcava 81,1 pontos.
Com o sexto crescimento consecutivo observado na pesquisa, o valor atual se aproxima do número verificado em junho de 2015, quando o índice atuou acima dos 100 pontos pela última vez (102,8).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta os bons índices da pesquisa, apesar de não registrar níveis de otimismo por parte dos consumidores. “Com uma ótica mais ampla, mesmo com algumas expectativas mais baixas em 2023, o índice ainda reflete um crescimento que favorece o maior patamar desde 2015, perspectiva afirmativa ao cenário aquecido da capital e que pode ser observado no estado, diante do cenário econômico atual”.
Os dados da pesquisa mostram que todos os subíndices apresentaram crescimento em julho sobre o mês anterior, com o Nível de Consumo Atual apresentando a maior variação positiva (11,8%), seguido da Perspectiva de Consumo (10,1%), das Compras a Prazo (5,9%), dos Momentos Duráveis (4,4%) e, logo em seguida, o Emprego Atual (+3,1%).
Wenceslau Júnior destaca o forte crescimento para o consumo atual das famílias em Cuiabá. “O crescimento neste subíndice pode indicar um aquecimento da economia cuiabana nos meses seguintes, além de contribuir para uma boa expectativa dos empresários para as datas comemorativas que acontecem no segundo semestre do ano, que são muito importantes para os setores do comércio e serviços”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Volume de investimentos em ativos digitais cresce 58% em Mato Grosso
Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 07h 19min
Central de Vagas passa a utilizar Telegram para comunicação com os pais e responsáveis por alunos
Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 05h 18min
Procon detalha regras para troca de produtos comprados no físico e online
Publicado em 21 de Dezembro de 2025 ás 13h 21min
