Noticias
Cuiabá: Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável em agosto
09 de Julho de 2024 as 13h 29min
Evento tem o intuito de promover o crescimento da agroindustrialização no estado – Foto: Divulgação
A agroindústria mato-grossense gera hoje 78.729 empregos diretos, além de contribuir com a economia local e fomentar a sustentabilidade. O crescimento da transformação dos produtos agrícolas em itens industrializados é constante no estado, uma vez que aumenta significativamente o valor agregado.
Com uma extensão territorial equivalente a países como França e Alemanha, Mato Grosso é líder isolado na produção nacional de algodão (70%), milho (38%), etanol de milho (72%), soja (26%), carne bovina (18%) e gergelim (66%), utilizando somente 12,7% do território para a agricultura e 24% com pastagem.
O estado é ainda líder em preservação, com 62,5% do território é de terras indígenas, unidades de conservação e área preservada pelos produtores.
Nos dias 15 e 16 de agosto, Cuiabá será sede da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, que tem como foco promover a transição do agronegócio para a agroindustrialização, com a transformação de matéria-prima em produtos finais. O evento é promovido pelos Sistemas Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato).
“A gente precisa pensar como desenvolvemos uma agroindústria, potencializa ela para o crescimento do estado, o desenvolvimento econômico, geração de emprego, renda e trabalhar temas de inovação e tecnologia”, comenta o presidente do Sistema Fiemt, Sílvio Rangel.
Durante o lançamento do evento, as instituições destacaram que a agroindústria não se limita apenas à geração de empregos, mas também ao fomento da economia local. Entre os números apresentados, a cada R$ 1 milhão investido na fabricação de farelo de soja, por exemplo, 23 novos empregos são gerados no estado.
Ao se olhar para o óleo de soja o número salta para 25 novos empregos. Já na fabricação de etanol, considerando o mesmo montante em investimentos, são 21 novos empregos, nas atividades têxteis, que utilizam o algodão como matéria-prima, 28 novos empregos, enquanto que na atividade de abate de bovinos a contribuição é com a geração de 35 novos empregos.
“É o momento. Uma nova era para nós, que estamos hoje lançando esse novo. Quando você verticaliza e transforma, você melhora o ambiente, o valor. Você agrega, traz mais benefícios, dá mais sustentação econômica”, salienta o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Sessões plenárias, audiências, CPI da Saúde e homenagens
Publicado em 25 de Maio de 2026 ás 18h 47min
Assistência Social reforça combate ao trabalho infantil em Sorriso
Publicado em 25 de Maio de 2026 ás 12h 09min
Novo Desenrola renegocia quase R$ 12 bilhões
Publicado em 25 de Maio de 2026 ás 10h 13min
