Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 22 de Novembro de 2025

Noticias

Cuiabá: confiança do comerciante cai, mas índice se mantém acima de 100 pontos

30 de Junho de 2023 as 08h 16min

Com recuo de 5,1% observado em junho sobre o mês anterior, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá atingiu o menor nível no ano ao computar 104,1 pontos. O resultado atual também está 12,2% menor que o registrado em janeiro, quando somava 119,1 pontos.

Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostram, ainda, uma queda de 24,31% no comparativo anual da pesquisa.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica o motivo pelos consecutivos recuos observados na pesquisa. “O cenário de queda na capital pode ser motivado pela situação macroeconômica, uma vez que a taxa de juros básica do país se encontra elevada, dificultando o acesso ao crédito, importante para os investimentos das empresas”.

No entanto, Wenceslau Júnior esclarece que “apesar do recuo no indicador nesse período, o índice ainda se encontra acima dos 100 pontos, o que indica uma satisfação dos empresários”. O indicador abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo do empresariado.

Segundo análise do IPF-MT, todos os subíndices apresentaram queda, com destaque para as Condições Atuais da Economia (-11,5%), seguido do Indicador de Contratação de Funcionários (-8,4%) e Condições Atuais das Empresas Comerciais (-8,2%).

Quanto às Condições Atuais da Economia brasileira, 43,1% dos entrevistados na capital mato-grossense acreditam que piorou muito, em sequência, para 35,6% piorou pouco, outros 16,6% creem que melhorou um pouco e, por fim, apenas 4,7% tem a percepção de que melhorou muito.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min


Parque Florestal de Sinop retoma visitas com novo modelo

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Erro na mistura de insumos pode afetar inoculação e reduzir produtividade da soja

Publicado em 21 de Novembro de 2025 ás 10h 39min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025