Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Outubro de 2025

Noticias

Cuiabá: intenção de consumo atinge melhor nível desde 2015

27 de Agosto de 2023 as 15h 26min

ICF em Cuiabá – Foto: Divulgação

O mês de agosto apresentou o melhor índice desde julho de 2015 ao atingir a marca de 97,4 pontos na pesquisa que avalia a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá.

Os dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostram um crescimento mensal de 4,9% sobre julho, passando a ser o oitavo mês consecutivo de alta.

O índice atual também está 18,35% maior no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando registrava 82,3 pontos. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a retomada da pontuação para níveis considerados positivos na pesquisa.

“A variação mensal e anual, se mostrando em crescimento, podem estar relacionadas ao avanço econômico da capital e de Mato Grosso. Além disso, a última vez que o índice ficou acima dos atuais 97,4 pontos foi em junho de 2015, quando esteve acima de 100 pontos, refletindo uma tendência de aumento no consumo das famílias”.

Quanto aos subíndices, todos apresentaram variações positivas no mês de agosto, com destaque para o Nível de Consumo Atual, que cresceu 11,4% no comparativo mensal. Em sequência, aparece o subíndice de Momentos para Duráveis, com avanço de 6,8%, a Perspectiva de Consumo que apresenta variação positiva de 6,5%, Compras a Prazo com alta de 5,3% e o Emprego Atual crescendo 4,3%. Todos os subíndices em conjunto crescem pelo segundo mês consecutivo.

No que se refere à avaliação da Renda Atual, que apresentou crescimento de 2,8% neste mês, 47,9% das famílias cuiabanas acreditam estar melhor que no mesmo período do ano passado, avanço de 2,3 p.p. ante ao mês anterior. Já em relação ao Acesso ao Crédito, 44,3% dos entrevistados afirmaram estar mais difícil que no ano de 2022.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sampaoli aponta principal dificuldade para ganhar jogos: “último terço”

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 16h 30min


Nova sede da Guarda Civil Municipal avança em Sinop

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 14h 29min


Conselho Deliberativo decide novos investimentos do Previ Sinop

Publicado em 21 de Outubro de 2025 ás 13h 22min


Jornal Online

Edição nº1658- 22/10/2025