Noticias
Cuiabá: número de famílias endividadas cai pelo 2º mês consecutivo
12 de Junho de 2023 as 08h 26min
Dados são referentes a maio – Foto: Divulgação
O percentual de famílias endividadas em Cuiabá atingiu 82,1% no mês de maio, um recuou de 0,2 ponto percentual sobre o mês anterior, acumulando, assim, a segunda retração consecutiva na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor.
O estudo é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).
Em números absolutos, o total de famílias endividadas na capital atingia mais de 145 mil em maio de 2022 e agora passa para cerca de 167 mil, um crescimento de 15,54% no período.
Os dados analisados pelo Instituto mostram, ainda, que dentre os endividados, 40,1% se encontram pouco endividados, 30,4% mais ou menos endividados e 11,6% muito endividados.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a desaceleração na geração de empregos pode ser um dos fatores para a diminuição na aquisição de novas dívidas.
“O recuo na tendência de endividamento, visto desde março, ocorre juntamente com indicadores de emprego menores, o que pode ser um fator de contribuição, já que adquirir dívidas está conectado à capacidade de pagamento das famílias”, explicou.
Os tipos de dívidas que mais aparecem são os cartões de crédito (83,4%) e carnês (30,8%), logo após os financiamentos de carro (4,2%) e de casa (3,8%). O crédito consignado atinge somente 3,6% dos endividados, seguido de crédito especial (2,3%), e os demais tipos de dívidas somam 2,2%.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
Mauro Mendes defende projeto federal para conter facções
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 06h 34min
