Noticias
Cuiabá: setor imobiliário cresce quase 5% no 1º trimestre
02 de Maio de 2024 as 09h 07min

Com expansão de 4,93%, o mercado imobiliário em Cuiabá ampliou o montante faturado nos três primeiros meses de 2024 sobre o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 1,142 bilhão.
Os dados dos Indicadores do Mercado Imobiliário de Cuiabá, realizados pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) e divulgados pela Fecomércio-MT, mostram uma recuperação no montante recolhido na capital, que vinha de queda de 5,17% sobre o mesmo período de 2022.
Ainda assim, o levantamento mostra consecutivas quedas no número de imóveis transacionados para o mesmo trimestre, passando de 2.782 unidades em 2022 para 1.999 neste ano. Somente de 2023 para 2024, a redução foi de 12,55%.
Segundo o responsável técnico pela pesquisa e vice-presidente do Secovi-MT, Guido Grando Junior, o recuo no número de unidades comercializadas, assim como do percentual financiado, de -23,72% sobre o mesmo trimestre de 2023, pode ser reflexo dos impactos negativos da produção agrícola deste ano.
“Muitos agricultores investem em imóveis na capital. A questão climática, provocada pelo El Niño, afetou a produtividade no campo, contribuindo de forma significativa para a redução desses números”.
A combinação desses fatores – aumento no faturamento e diminuição nas vendas –, segundo análise dos representantes do sindicato, se deu em função de investimentos de aquisição de terrenos e imóveis destinados a empreendimentos comerciais e residenciais na cidade.
Sobre isso, o presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, reforça que tal condição se caracteriza em “manutenção da confiança dos investidores e incorporadores. A sazonalidade de baixa do mercado permite acesso a oportunidades de negócios e, por isso, a diminuição do volume financiado se explica pela redução do volume de vendas de imóveis a particulares, que são quem financiam imóveis”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Plataforma torna eficiente a logística de deslocamento de veículos no campo
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 14h 17min
Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min
L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min