Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Cuiabanos iniciam 2024 mais propensos ao consumo, diz CNC

25 de Janeiro de 2024 as 09h 25min

Avaliação positiva ao crédita – Foto: Divulgação

Com elevação de 1,7% em janeiro sobre o mês anterior, a pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá atingiu 110 pontos e segue em nível considerado satisfatório.

No período de um ano, o índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) está 43% superior quando, em janeiro do ano passado, somava apenas 76,9 pontos.

Ainda conforme análise instituo, a pesquisa segue em alta pela decima primeira vez consecutiva na capital e, inclusive, acima da média nacional, que, também em janeiro, apresentou retração mensal de 0,5%, acumulando 105,9 pontos. No entanto, o índice nacional também apresentação variação positiva, de 12,8% no comparativo com janeiro do ano passado.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressalta o contínuo crescimento na intenção de consumo na capital, diferente na média nacional. “Apesar do comportamento mais comedido na avaliação nacional, em Cuiabá as perspectivas são positivas e o crescimento se mostra contínuo, apontando um cenário de consumo impulsionador na capital”.

Entre os subíndices de composição, o Emprego Atual (-0,3%) e Renda Atual (-0,4%), são os únicos a mostrar queda, com aumentos significativos em Perspectivas de Consumo (5,9%) e Nível de Consumo Atual (4,2%). Já Compras a Prazo (2,0%), Perspectiva Profissional (1,7%) e Momento para Duráveis (1,5%) tiveram variações de crescimento próximas.

Quando perguntado sobre a situação do emprego, 56% dos entrevistados afirmaram que acredita estar mais seguro agora do que no mesmo período do ano passado, mesmo percentual dos que acham que a renda atual está melhor na comparação anual e dos que afirma que a perspectiva profissional é positiva para os próximos seis meses.

O que pode ser explicado na avaliação de Acesso ao Crédito, onde 38% dos entrevistados apontam que no momento está mais difícil ter acesso ao crédito do que no ano passado e 33% disseram que está mais fácil, sendo que no ano passado, esses mesmos componentes mostravam que 60,2% dos entrevistados acreditam estar mais difícil e apenas 19% afirmavam estar mais fácil o acesso ao crédito.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min


Cidinho garante BR-163 duplicada de Sinop a Rosário até o final de 2026

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 05h 42min


Reinaugurada, a UBS Alvorada volta a atender nesta semana em Lucas do Rio Verde

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 04h 40min


Jornal Online

Edição nº1654- 15/10/2025