Noticias
Cuidado com solo para manter legado da família holandesa
16 de Outubro de 2025 as 18h 29min
Adaptando o conhecimento técnico obtido na Europa a realidade local – Foto: Divulgação
O produtor rural Maarten Martinus de Reus tem uma história que mistura tradição, inovação e amor pelo agronegócio brasileiro. Filho de holandeses, que vieram para Mato Grosso do Sul desbravar novas terras e em busca de oportunidades em 1976, ele, desde pequeno, aprendeu a conviver com as lembranças de família e o respeito pela agricultura.
Vendo a dedicação nas lavouras do pai, Jan Johannes Pieter de Reus (in memoriam), e da mãe, Maria Antonia van Gemert de Reus, Maarten optou por seguir os mesmos passos. Mesmo tendo de ir estudar fora do país para cursar a faculdade de Agronomia Internacional Tropical, na Holanda, o jovem recém-formado decidiu apostar no potencial das terras brasileiras, retornou e nunca mais quis sair daqui. “Nasci e cresci na fazenda em Maracaju e sempre vi o esforço dos meus pais. Quando fui estudar fora, aprendi muito sobre manejo e tecnologia, mas percebi que o futuro da agricultura estava no Brasil”, relembra.
Quando retornou, em 2004, não encontrou um bom cenário. A família, em dificuldades financeiras, estava decidida a vender a propriedade para pagar as dívidas. Foi então que o jovem, sem que o pai soubesse, arrendou uma área vizinha para aplicar o conhecimento técnico adquirido no exterior.
O resultado veio rápido: produtividade crescente e um novo olhar sobre o manejo do solo e a sustentabilidade. “No começo, meu pai não concordava, ficou até um tempo sem falar comigo, mas, aos poucos, ele foi cedendo. Isso nos motivou a reerguer a nossa fazenda juntos”, conta.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min
O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min
Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT
Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min
