Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 17 de Maio de 2026

Noticias

Cuidado com solo para manter legado da família holandesa

16 de Outubro de 2025 as 18h 29min

Adaptando o conhecimento técnico obtido na Europa a realidade local – Foto: Divulgação

O produtor rural Maarten Martinus de Reus tem uma história que mistura tradição, inovação e amor pelo agronegócio brasileiro. Filho de holandeses, que vieram para Mato Grosso do Sul desbravar novas terras e em busca de oportunidades em 1976, ele, desde pequeno, aprendeu a conviver com as lembranças de família e o respeito pela agricultura.

Vendo a dedicação nas lavouras do pai, Jan Johannes Pieter de Reus (in memoriam), e da mãe, Maria Antonia van Gemert de Reus, Maarten optou por seguir os mesmos passos. Mesmo tendo de ir estudar fora do país para cursar a faculdade de Agronomia Internacional Tropical, na Holanda, o jovem recém-formado decidiu apostar no potencial das terras brasileiras, retornou e nunca mais quis sair daqui. “Nasci e cresci na fazenda em Maracaju e sempre vi o esforço dos meus pais. Quando fui estudar fora, aprendi muito sobre manejo e tecnologia, mas percebi que o futuro da agricultura estava no Brasil”, relembra.

Quando retornou, em 2004, não encontrou um bom cenário. A família, em dificuldades financeiras, estava decidida a vender a propriedade para pagar as dívidas. Foi então que o jovem, sem que o pai soubesse, arrendou uma área vizinha para aplicar o conhecimento técnico adquirido no exterior.

O resultado veio rápido: produtividade crescente e um novo olhar sobre o manejo do solo e a sustentabilidade. “No começo, meu pai não concordava, ficou até um tempo sem falar comigo, mas, aos poucos, ele foi cedendo. Isso nos motivou a reerguer a nossa fazenda juntos”, conta.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Solar Coca-Cola investe R$ 200 milhões em nova linha tecnológica

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 12h 40min


Hantavírus, COVID, norovírus… Por que os navios de cruzeiro são tão suscetíveis a surtos de doenças?

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 10h 41min


Sinop FC visita o Campo Novo buscando manter liderança e vaga direta na semi

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 08h 32min


Jornal Online

Edição nº1799 - 16a18/05/2026